Livro apresenta perspectivas do ensino em dança, estudos e reflexões pedagógicas a partir de vivências práticas
A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, realiza, nesta semana,, o lançamento do livro “CorpoMapa: Dança e Educação”. A obra, em formato e-book, está disponível no site da SPED para acesso gratuito.
Este é o segundo livro da instituição, trazendo uma visão abrangente e multidimensional do universo da educação aplicada à dança. Em mais de 100 páginas permeadas por artigos e fotografias dos estudantes, a obra vai além de um relato pedagógico e torna-se um livro-arte. As reflexões debatidas trazem visões teóricas de pesquisadores renomados aliadas às práticas pedagógicas desenvolvidas na São Paulo Escola de Dança. A organização é da diretora artística e educacional da SPED, Inês Bogéa, e do superintendente educacional, José Simões. A revisão é de Flávia Fontes.
Com apresentação da Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, e introdução da Presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança, Rachel Coser, é possível encontrar nas páginas discussões relevantes que vão desde as danças brasileiras até a abordagem metacognitiva da SPED, passando pelas diferentes aplicações da tecnologia no ensino e prática de dança.
A diretora artística e educacional da Escola, Inês Bogéa, ressalta que “CorpoMapa” é um documento para vivenciar em texto o ponto de vista pedagógico, bem como a criação e difusão cultural de projetos desenvolvidos. “A São Paulo Escola de Dança é um organismo vivo, pulsante, com experiências enriquecedoras nos cursos regulares e livres, assim como nos projetos especiais. Trouxemos um pouco desse dia-a-dia diverso para as páginas, para que outros docentes e pessoas interessadas no ensino da dança tenham acesso ao que realizamos”, detalhou.
Saiba mais sobre CorpoMapa: Dança e Educação
Dividido em duas partes, “CorpoMapa” aborda temas amplos sobre dança e cultura, além das práticas educacionais da escola. Estudiosos como Regina Polo Müller, Denilson Francisco das Neves e Fabiana Raulino da Silva e integrantes do corpo pedagógico da SPED, como os coordenadores Junior Oliveira, Felipe do Amaral e a professora Andreia Yonashiro, entre outros, tratam de temáticas que conectam o corpo à cultura, educação e arte.
O livro também traz artigos sobre ações desenvolvidas no âmbito da São Paulo Escola de Dança, como residências artísticas, o projeto especial que destaca estudantes dos Cursos Regulares e a Jornada Paulista de Dança, realizada neste ano.
“CorpoMapa” se une à biblioteca virtual da SPED, junto ao primeiro livro, Diálogos e Práticas em Dança e Educação, ambos disponíveis no site da instituição para download gratuito.
Confira a lista de artigos e autores
- Danças indígenas: ritual e performance, por Regina Polo Müller
- Princípios organizacionais de movimentos para munganguear, fazer pantinhos e malassombar nas danças do Brasil, por Denilson Francisco das Neves
- Tecnologias e suas interfaces com a produção de dança contemporânea, por Fabiana Raulino da Silva
- Cursos regulares: possibilidades estéticas, por Junior Oliveira
- A vivência artística para a formação profissional, por Felipe do Amaral
- Entre a aula, o ensaio e o espetáculo: uma perspectiva da formação do artista da dança no projeto especial da São Paulo Escola de Dança, por Andreia Yonashiro
- Residências artísticas: morada e encontros, por Amanda Queirós
- Jornada paulista de dança: relato de uma experiência imersiva, por Jussara Miller
- Cartografias corporais: uma abordagem pedagógica no ensino da dança, por Inês Bogéa e José Simões
SERVIÇO
Lançamento do livro digital CorpoMapa: Dança e Educação
Disponível para download gratuito no site da São Paulo Escola de Dança