Alex Ferraz

Orquestra Forte de Copacabana fará concerto em celebração aos 110 anos do Forte, no dia 28 de setembro

Orquestra do Forte de Copacabana, formada por 28 jovens do Rio de Janeiro, em sua maioria moradores de áreas periféricas da cidade, vai promover um concerto gratuito no dia 28 de setembro, a partir das 18h, no Forte de Copacabana, para celebrar os 110 anos do local, um marco da cidade do Rio de Janeiro. E além do seu tradicional repertório que resgata grandes sucessos da MPB, com canções de nomes como Gilberto Gil, Belchior e Milton Nascimento, o grupo também apresentará algumas músicas chinesas. A regência é de Luiz Potter e direção artística de Márcia Melchior.

A Orquestra acaba de retornar da China, onde se apresentou em locais importantes do país, como o Beijing University e a Beijing Technology and Business University. A viagem fez parte de uma série de atividades culturais em comemoração aos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China, que incluiu também o “Festival 50 Anos Brasil e China”, realizado em agosto no Forte de Copacabana pela CNOOC PETROLEUM BRASIL.

“O concerto será uma emocionante celebração aos 110 anos de nossa casa, o Forte de Copacabana. E a comemoração vai ter um gostinho ainda mais especial, pois nossos jovens e talentosos instrumentistas acabaram de chegar da China! Foi uma honra vivenciar a rica cultura local e receber os aplausos até mesmo do vice-presidente do país, Han Zheng. Uma experiência inesquecível, temos muitos motivos para celebrar”, diz Márcia Melchior.

Saiba mais sobre a Orquestra do Forte de Copacabana

A Orquestra Forte de Copacabana teve início apenas com violões, mas hoje possui uma formação de big band e reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone e uma base formada por violão, baixo, guitarra, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público. 

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocínio é da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico (por meio da Pró Carioca – Lei de Incentivo à Cultura) e da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e da Associação de Arte e Cultura RioMont.

O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.

SERVIÇO:

Orquestra Forte de Copacabana comemora os 110 anos do Forte

Data: 28 de setembro, sábado

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

60 minutos. Grátis. Livre.

Acesse o site oficial da OVFCwww.orquestrafortedecopacabana.com.br 

Sair da versão mobile