No dia 6 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Daltonismo, os shoppings administrados pela NIAD no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal darão início a uma série de iniciativas que convidam o público a descobrir como os daltônicos podem enxergar as cores e como os símbolos do ColorADD – alfabeto das cores para daltônicos – facilitam a comunicação e a acessibilidade para quem convive com esse distúrbio da visão. A data foi escolhida por ser o dia do aniversário de John Dalton, um dos primeiros cientistas a estudar o daltonismo, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o tema.

Nos shoppings Boulevard Brasília, Boulevard Londrina, Boulevard Vila Velha, Pátio Alcântara, São Gonçalo e Santa Cruz haverá ações gratuitas informativas, atividades lúdicas e divertidas com a temática do alfabeto das cores, além da aplicação do teste de Ishihara, que permite a identificação do distúrbio da visão em pessoas de todas as idades. “Essa é uma data emblemática para falar sobre daltonismo, debater a inclusão e divulgar a existência desse alfabeto universal. As cores estão em todas as comunicações. Saber identificá-las amplia a inclusão, acessibilidade e a qualidade de vida das pessoas”, avalia Cristiana Legey, líder de marketing da NIAD.
 
Ao longo do mês de setembro, a companhia também publicará conteúdos sobre daltonismo e informações sobre o ColorADD em seus canais digitais. O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o alfabeto criado pelo designer português Miguel Neiva, aprovado pela comunidade científica internacional e já utilizado em 90 países. O ColorADD cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”.


 
A NIAD é a primeira administradora de shopping centers da América Latina a incluir o alfabeto das cores para daltônicos nos empreendimentos. Desde maio, quando iniciou a parceria internacional inédita com a ONG portuguesa, a companhia vem atuando como plataforma de multiplicação da mensagem do ColorADD entre milhares de pessoas que visitam os shoppings. Já foram realizadas diversas iniciativas que impactaram mais de 4 milhões de pessoas. Entre elas, eventos temáticos e informativos, distribuição de cartilhas com o alfabeto das cores e aplicações de 560 testes com oftalmologistas, nos quais 24 pessoas descobriram que tinham algum tipo de daltonismo. A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da NIAD.
 
O daltonismo é uma condição que afeta o dia a dia de 350 milhões de pessoas no mundo, criando dificuldades de integração, perda de oportunidades, constrangimento e bullying. No Brasil, são mais de 9 milhões que convivem com o problema. Quem visita os shoppings da NIAD já encontra os símbolos do ColorADD nos estacionamentos, elevadores, portas e outras áreas no mall. Uma iniciativa que promove a inclusão, a acessibilidade e possibilita uma experiência de compra ainda mais completa para quem convive com esse distúrbio.
 
A cor é determinante para a tomada de decisão em várias situações em espaços públicos, na escola, no lazer e em momentos de compra, por exemplo. A parceria com o ColorADD pretende sensibilizar as pessoas sobre a importância de identificar o daltonismo o quanto antes, para buscar auxílio com um especialista e melhorar a qualidade de vida”, completa Cristiana Legey.