Os cães de rua em Fortaleza estão sendo equipados com coleiras refletivas para garantir sua segurança nas estradas movimentadas da cidade.

Apollo Vicz, defensor dos direitos dos animais e filho da fundadora do maior abrigo de animais do Ceará, o São Lázaro, idealizou o uso de coleiras que brilham no escuro para aumentar a visibilidade dos animais e evitar acidentes. As coleiras são transportadas no carro e na mochila, e sempre que Apollo avista um cão na rua, coloca uma neles.

Feitas de duas partes de tecido que se encaixam sem apertar, as coleiras podem ser facilmente removidas. Uma campanha online foi criada para ajudar na produção das coleiras, já que os lares temporários para os animais estão lotados e é necessário cuidar dos que vivem nas ruas.

A inspiração para as coleiras refletivas veio de um vídeo estrangeiro, onde um homem protegia os animais de sua região com o mesmo método. Apollo gostou da ideia e decidiu implementá-la em Fortaleza. Após três meses de planejamento, ele e seus amigos conseguiram criar mil coleiras com a ajuda de doações.

“Com a coleira refletiva, os cães são facilmente visíveis para os motoristas, que podem desviar ou parar a tempo de evitar acidentes. Essa iniciativa visa proteger os animais de rua que correm riscos ao vagar pelas ruas em busca de comida”, disse Apollo Vicz. Ele acredita que é importante encontrar maneiras de proteger e cuidar desses animais, e a coleira refletiva é uma solução simples e eficaz para evitar atropelamentos e acidentes noturnos.