Conversa abordará temas como teatro, sexualidade, patriarcado, homofobia e como as relações humanas se constroem a partir desse cenário.

Na próxima terça-feira, 13 de agosto, a 23 dias da chegada a Uberlândia do espetáculo Tom na Fazenda, acontecerá um encontro com Armando Babaioff, ator, tradutor e produtor do espetáculo teatral. Nesse encontro/provocação, Babaioff irá trazer detalhes do processo criativo, desde o seu encontro com o texto, a tradução, as motivações e a trajetória internacional que fizeram de Tom na Fazenda um marco do teatro brasileiro. Nessa conversa serão abordados temas como teatro, sexualidade, patriarcado, homofobia e como as relações humanas – a partir dos quatro personagens de Tom na Fazenda – se constroem a partir desse cenário.

A mesa redonda, com o nome “Tom e o barro – o complexo primitivo”, acontecerá no anfiteatro 5R-CD, do campus Santa Mônica, a partir das 18h, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados de participação. O encontro terá também as participações de integrantes do universo acadêmico da UFU, que trazem outras perspectivas para o momento.

Tom na Fazenda é um fenômeno teatral e estará em cartaz na cidade entre os dias 6 e 9 de setembro. A peça tem no elenco Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Machado e Camila Nahry. A montagem foi consagrada internacionalmente, com temporada prorrogada várias vezes em Paris, e direito a um retorno à Europa, por um período de cinco meses, para turnê de absoluto sucesso por 27 cidades do continente. Apenas no Brasil, a produção ganhou 25 dos principais prêmios brasileiros das artes cênicas.

No evento, a conversa promete ser tão potente quanto a dramaturgia proposta. Os debatedores, ao se debruçarem sobre a instigante história de um homem que perde seu companheiro e se depara com a hostilidade e o preconceito de sua família, trarão à tona traços da contemporaneidade que se esvaem em olhares equivocados sobre os gêneros, as famílias e os relacionamentos humanos.

Participarão presencialmente do debate os acadêmicos Eduardo Gasperin, Doutor em Artes da cena pela UNICAMP, Mestre em Artes/Teatro pela UFU, Bacharel em Artes Cênicas pela UFGD e Licenciado em Teatro pela FAMOSP; Emerson F. Rasera, professor da Universidade Federal de Uberlândia, onde é membro da CPDIVERSA (Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero); Camila Barbosa,  advogada, graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi co-coordenadora do Projeto SOMOS, Programa de Extensão da UFU e Vice Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Uberlândia. O debate será mediado por Alexandre Molina, artista da Dança, professor, pesquisador e gestor cultural. Doutor em Artes Cênicas e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Virtualmente estará Armando Babaioff.

O encontro, realizado pela Diretoria de Culturas da UFU, em parceria com o projeto Uberlândia na Rota das Culturas, coloca em pauta os temas que a peça aborda.

SERVIÇO:

O que: Mesa redonda: “Tom e o barro – o complexo primitivo”

Quando: Terça, 13 de agosto, a partir das 18h

Local: Anfiteatro 5R-CD, do campus Santa Mônica

Investimento: Entrada gratuita

Certificado: Sim

Mais informações: (34) 9 9866-1727.