O Potências Day tem em seu DNA mostrar os movimentos do mercado de influência e os desafios que os creators pretos enfrentam no universo da publicidade. O evento, idealizado por Julio Beltrão, diretor artístico da Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento do Brasil, será um espaço para debater, trocar experiências, aprofundar conhecimentos e fortalecer a rede de apoio entre os profissionais da indústria.

Painelistas com múltiplas vivências e diferentes olhares para as tendências do mercado serão responsáveis por aquecer as conversas sobre assuntos atuais e urgentes, como ações afirmativas que as marcas precisam ter, visto que isso deve ser um princípio básico para a linha de frente de combate às desigualdades estruturais dentro das instituições. Para o painel ‘’Dá pra fazer! Marcas e ações afirmativas’’ , com mediação de João Luiz Pedrosa, professor e apresentador, teremos Gustavo Rangel, coordenador de mídia e comunicação da NÍVEA Brasil, Felipe Silva, co-fundador da GANA, uma agência de publicidade brasileira e independente, com uma equipe 100% preta e Preto Zezé, presidente da CUFA do Rio de Janeiro, eleito uma 500 Pessoas Mais Influentes da América Latina pela Bloomberg.

Créditos: Divulgação Mynd / Thiago Oliveira, João Pedrosa. Alê Pedrosa, Julio Beltrão

No cenário da publicidade, e no segundo momento: ‘’Talentos Negros na Publicidade’’, será discutido sobre quem faz acontecer, as grandes personalidades negras, seus desafios, avanços e carências na cena. Moderado por Julio Beltrão, os convidados serão Alê Garcia, escritor, criador de conteúdo e publicitário, João Pedrosa, e Thiago Oliveira, jornalista e apresentador do programa semanal “É de Casa”.

“Estamos em um momento do mercado publicitário que precisamos estar atentos aos movimentos que temos observado. A representatividade de negros na publicidade online foi de 34,8% para 31,6% em comparação ao ano passado segundo o estudo da Buzzmonitor, SA365 e Elife. Se não buscarmos bater de frente com essa realidade, cada vez teremos menos representatividade nesses espaços. O Potências Day vem com o intuito de cutucar as marcas, provocar reflexões dentro do mercado e levantar debates que precisam ser abordados para encontrarmos soluções em conjunto. Afinal, sabemos que a publicidade impacta e muda vidas”, diz Julio Beltrão.

Ampliando o debate de racialidade com o recorte de gênero, o evento também irá abordar como as mulheres negras são representadas, o que falta e a expectação futura dentro da publicidade. Na roda de conversa ‘Julho das Pretas’, mediada por Luana Xavier, estarão Dona Carmem Virgínia, chef de cozinha, Jessi Alves, Comunicadora, Professora e Bióloga Embaixadora de cotas – UNE e a Advogada e Comunicadora. Membro da Diretoria da OAB Pinheiros, Carol Novaes.

“A Mynd sempre foi pioneira no olhar da inclusão no mercado. Essa é uma prática que trazemos de dentro para fora para impactar e provocar as marcas e criadores de conteúdo que trabalhamos. É um exercício de persistência, mas que temos conseguido realizar com maestria ao longo desses anos”, explica Fátima Pissarra, fundadora e CEO da Mynd.

Com mais uma parceria de peso, o Potências Day terá transmissão ao vivo por um dos maiores canais do Youtube do Brasil, o PodPah, que tem mais de 8 milhões de inscritos e é apresentado por Igor Cavalari e Thiago Marques, já conhecidos por conversas que agregam valor à sociedade e a comunidade negra.  A parceria ajuda a elevar a visibilidade e trazer ainda mais reconhecimento para o Prêmio.

O Potências Day é um evento que antecede o Prêmio Potências, uma iniciativa para promover a diversidade e inclusão na publicidade e, assim, “potencializar” talentos negros e favelados. A premiação, que chega a sua terceira edição em 2024, é realizada no final do ano com o intuito de homenagear os artistas pretos do país em categorias como: artista, álbum, videoclipe, atriz e ator, personalidade, profissional e atleta que se destacaram no ano.

A Fenty Beauty, marca criada pela Rihanna, estreia sua primeira parceria no Brasil no dia 05 de novembro, data em que ocorrerá o consagrado ‘Prêmio Potências’, no Teatro Santander. O evento conta com a participação de Nívea pelo quarto ano consecutivo como a marca que apresenta. Além disso, pelo terceiro ano, Budweiser e Budweiser Zero serão as cervejas oficiais do Prêmio Potências. E a Brutal Fruit Spritzer, o primeiro spritzer do portfólio da Ambev recentemente anunciado, integra as marcas do Prêmio Potências. E a cantora Ludmilla será a grande homenageada desta edição.