Chegando a sua 14ª edição, a ArtRio apresenta as primeiras galerias selecionadas para o evento em 2024. A feira de arte terá um novo projeto arquitetura para a área externa, possibilitando uma configuração com espaços maiores. Um importante foco da ArtRio é dar continuidade à valorização do conteúdo, amplificando o debate e o aprendizado sobre o mercado de arte de forma ampla, incluindo história, movimentos e impactos das mudanças sociais e a chegada de novas tecnologias a esses cenários.

Em sintonia com importantes questões da atualidade, a ArtRio segue seu compromisso com a sustentabilidade e conscientização sobre o tema, realizando uma série de ações para a redução de impacto de todas as etapas da produção e realização da feira e sua agenda.

A feira de arte acontece na Marina da Gloria entre os dias 25 e 29 de setembro, com uma rica e intensa programação paralela em diferentes espaços culturais e áreas públicas da cidade, além de ações digitais. Desde sua 1ª edição, em 2011, a ArtRio conta com um calendário anual, levando conhecimento a diferentes públicos e incentivando o contato com a arte.

Um dos nossos principais desafios ao realizar o evento é ter uma curadoria de excelência, com a seleção de galerias e propostas curatoriais que despertarão um novo olhar para a arte, além de reforçar o reconhecimento ao trabalho de artistas e galeristas. Ao mesmo tempo, temos o compromisso com as principais questões de alto impacto no futuro, como sustentabilidade, educação, inclusão e diversidade. A ArtRio, com sua agenda perene e ações direcionadas a diferentes públicos, nos permite trazer uma característica incomparável da arte: a capacidade de representar o pensamento e o desejo de mudança da sociedade, e assim traçar novos rumos da história”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

O Comitê Curatorial da ArtRio 2024, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4), e pelo special advisor Márcio Botner.

As primeiras galerias selecionadas participam do programa PANORAMA,comgalerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.