A Earth Biome Biotecnologia, companhia focada no mercado de sequenciamento genético para o agronegócio, acaba de realizar uma parceria com a Illumina, líder global em sequenciamento de DNA e tecnologias baseadas em arrays e NGS (sequenciamento de nova geração). A aliança entre as duas empresas começa com a aquisição do NextSeq 1000 e o NovaSeq X Plus, a maior tecnologia disponível de sequenciamento por NGS, com maior qualidade e menor tempo, reduzindo os custos de armazenamento em até 80%.

De acordo com Gabriel Garcia, diretor executivo da companhia, a chegada do aparelho é um grande marco para o momento da Earth Biome. “Nós começamos a rodar nesta semana o primeiro sequenciamento de DNA para o mercado de agronegócio. Acreditamos que essa tecnologia vai trazer dados fundamentais para a melhoria de produção para o segmento, como por exemplo: sequenciamento de bactérias e fungos no microbioma do solo, genética de sementes resultando na otimização do plantio para determinadas áreas do campo”, complementa o executivo. Além disso, nosso equipamento é capaz de sequenciar o DNA dos microorganismos de mais de 100 mil amostras de solo em apenas 10 dias, otimizando o manejo e a produção durante a entressafra.

“Entender a diversidade biológica é essencial para adotar melhores estratégias de produção, reduzindo custos e aumentando a produtividade. O NextSeq 1000 e o NovaSeq X Plus oferecem uma experiência genômica avançada com sua interface intuitiva, permitindo uma ampla variedade de aplicações de forma eficiente. Com sua configuração simplificada e análise integrada, eles aceleram o processo em até seis vezes. Além disso, os equipamentos suportam diversas aplicações, incluindo sequenciamento de DNA em pouco tempo, com maior precisão e mitigação de erros. Essa tecnologia permite que nossos cientistas compreendam detalhadamente os microorganismos e identifiquem os polimorfismos genéticos que caracterizam o metabolismo das espécies em estudo. Compreender o capital biológico (diversidade de microorganismos) e sua relação com o mercado produtivo do agronegócio proporciona uma visão aprofundada do microambiente e das informações moleculares do microbioma, resultando em estratégias mais eficazes para o setor”, aponta Vagner Simões, Country Manager da Illumina do Brasil.

O NextSeq 1000 e o NovaSeq X Plus oferece uma experiência genômica avançada com sua interface intuitiva, permitindo uma ampla variedade de aplicações de forma eficiente. Com sua configuração simplificada e análise integrada, ela acelera o processo em até seis vezes. Além disso, o equipamento suporta diversas aplicações, incluindo sequenciamento de DNA em pouco tempo e com a maior precisão e mitigação de erros. Por fim, ele permite através dos sequenciamento, que nossos cientistas tenham uma compreensão detalhada dos microorganismos e identifiquem os polimorfismos genéticos que caracterizam o metabolismo da espécie em estudo, proporcionando uma visão aprofundada do microambiente e das informações moleculares dos vegetais.