(Foto: Fabiano Guma)

  • Lançamento antecede o álbum de estreia “Lapso Lúcido”, previsto para breve
  • A canção é um convite a assumirmos o risco de viver nossa própria verdade. O refrão ressalta: “Viver é lançar os dados no breu e ficar em paz com o que não é teu”

Ouça agora o single

A Marã Música tem o prazer de anunciar o lançamento de “O que não é teu”, o mais novo single do cantor e compositor Fabio Luma, disponível em todas as plataformas digitais a partir de 28 de junho. Esta faixa marca o décimo lançamento do projeto que culminará no aguardado primeiro álbum de Fabio, intitulado “Lapso Lúcido”.

“O que não é teu” aborda duas faces comuns da ansiedade: a necessidade inútil de prever e controlar as consequências das nossas ações e a tendência de nos deixar limitar pelos julgamentos alheios. “São duas questões inseparáveis”, explica Fabio. “Muitas vezes, deixamos de fazer algo essencial para nós mesmos por medo de críticas que, talvez, possamos receber. E assim corremos o risco de renunciar a algo significativo e importante, buscando uma proteção (ineficaz) contra reprimendas que, no fundo, expressam as frustrações e expectativas do outro. Isso não é teu.

A canção é um convite a assumirmos o risco de viver nossa própria verdade. O refrão ressalta: “Viver é lançar os dados no breu e ficar em paz com o que não é teu”. Para Fabio, “na escuridão não é possível sequer enxergar o resultado dos dados. A única certeza é que escolhemos lançá-los, por amor a quem somos. O desfecho é sempre imprevisível, e isso é apavorante, mas precisamos aprender a abraçar essa incerteza como uma parte inerente da vida.”

Essas reflexões já foram exploradas por Fabio em outras músicas, como “A Escolha e o Acaso” e “Raiz”. “Já senti essa ansiedade em muitos momentos, inclusive quando decidi publicar minhas músicas autorais. Acho que compor sobre esse tema pode ser um elo de conexão com outras pessoas que sintam algo parecido. Espero que, ouvindo a música, possam se sentir menos sozinhas.”

A sonoridade de “O que não é teu” também traz uma novidade. “Quando compus a canção ao violão, pensei que ela fosse um blues. Mas quando discuti o arranjo instrumental com o produtor musical Gustavo Arthury, chegamos à conclusão de que a sequência de acordes invocava uma latinidade, que decidimos assumir. Então o resultado foi um rock latino, que se diferencia dos meus lançamentos anteriores, mas contribui com a linguagem plural do repertório, como um todo.”

Além do single, o artista já prepara o videoclipe de “O que não é teu”, cuja gravação aconteceu no dia 17 de junho. O clipe tem lançamento previsto para uma semana após a música.

Prepare-se para uma nova experiência musical com “O que não é teu” e acompanhe Fabio Luma nessa jornada introspectiva e emocionante.

CONFIRA A LETRA DE “O QUE NÃO É TEU”

Escrita por Fabio Luma

Deitado projeto

Todas as guerras nas paredes

E conflitos no meu teto

Nunca precisei tanto

Daquele papo reto

Pra me perguntar

Por que fico tão inquieto

Discorro solitário

Propondo solução

Pros amores rejeitados

Pros que não sabem dizer não

Nunca precisei tanto

De um momento são

Pra tirar o pé

Deixar sair da mão

Será que adianta tentar controlar

Será que é possível antever

Viver é lançar os dados no breu

E ficar em paz com o que não é teu

Discorro solitário

Propondo solução

Pros amores rejeitados

Pros que não sabem dizer não

Nunca precisei tanto

De um momento são

Pra tirar o pé

Deixar sair da mão

Será que adianta tentar controlar

Será que é possível antever

Viver é lançar os dados no breu

E ficar em paz com o que não é teu

Viver é lançar os dados no breu

E ficar em paz com o que não é teu

O que não é teu

O que não é teu

O que não é teu

O que não é teu

Sobre Fabio Luma:

Fabio nasceu em Curitiba, em 1988. O violão Gianinni de sua mãe o encantava desde pequeno, mas só aos 14 anos que começou a estudar o instrumento. A timidez para cantar foi lentamente contornada na adolescência. Nessa época, apaixonou-se definitivamente pelo rock e o blues, e passou a buscar reproduzir as sonoridades icônicas que ouvia nos álbuns dos ídolos.

A primeira banda se formou com amigos de infância. Tocavam episodicamente em eventos do colégio e encontros de amigos, sem nunca terem decidido um nome para o conjunto, que se dispersou durante a vida universitária. Anos depois, juntou-se à Indigo Blues, mas quando estavam prestes a se apresentar com frequência, Fabio precisou sair de Curitiba, e, na última década, viveu em várias cidades, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As mudanças frequentes dificultaram a formação de uma nova banda. A relação com a música tornou-se introspectiva, dividida principalmente com a família e amigos próximos. Na pandemia, o confinamento intensificou diversas reflexões emocionais e afetivas, que o conduziram a resgatar poemas e composições musicais que vinha esboçando em diferentes momentos da vida.

Entregue ao processo criativo, inspirado por influências musicais e literárias, Fabio compôs as canções que fizeram nascer o projeto “Lapso lúcido”. O nome do projeto é, em si, ambíguo: vivemos em lucidez, e ela nos abandona às vezes? Ou os momentos lúcidos que são raros, numa vida de ansiedade? Em 2023, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury, passou a publicar algumas dessas músicas.

O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo. Fabio sente grande realização ao ver outras pessoas atribuírem seus próprios sentidos a algo que nasceu tão intimamente.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Fabio Luma:

Instagram

Facebook

Spotify

YouTube

Links Marã Música:

Site oficial

Facebook

Instagram

YouTube