Estilo surgiu no início dos anos 1900, foi adaptado e continua sendo tendência

Versáteis, com modelos para todos os gostos, o estilo de calçados “Mary Jane” continuam em alta, também no Inverno que está chegando. A aposta é da modelo e influencer de Moda Catarina Sants, personalidade constante em badalados eventos reunindo descolados do mundo fashion. “Essa mistura interessante de ousadia e elegância, adaptando as influências internacionais ao contexto brasileiro, oferece muitas opções para atualizar o guarda-roupa”, diz.

Segundo Catarina, “os ‘Mary Janes’ parecem ter um destaque maior nos ciclos de moda recentes, especialmente nos desfiles e seleções de itens ‘must-have’ para 2024”, avalia. “Eles foram notavelmente populares nas passarelas e estão sendo posicionados como uma opção elegante para elevar – instantaneamente – qualquer conjunto”.

Uma boneca chamada Mary Jane, que só usava um mesmo tipo de calçado – no início dos anos 1900 – acabou se tornando personagem -ícone dos quadrinhos Buster Brown, em Nova Iorque. O sucesso foi tanto que o modelo passou a ser comercializado com o nome da personagem.

“O estilo é celebrado por seu design clássico e romântico, muitas vezes com um toque moderno. Os calçados são versáteis e se destacam em diversas coleções de moda, recebendo elogios por sua capacidade de adicionar um toque feminino aos looks, seja com meias (para uma aparência mais jovial) ou com detalhes (como saltos e tiras), que conferem uma pegada mais sofisticada e adulta”, salienta Catarina Sants.

Foto: Divulgação