Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 30 de junho 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Tecnologia»Leque de produtos: qual o momento ideal para ampliar a sua startup?

    Leque de produtos: qual o momento ideal para ampliar a sua startup?

    18/06/2024Nenhum comentário Tecnologia
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Rafael-Kenji-Hamada

    *Por Rafael Kenji Hamada, CEO da FHE Ventures

    As startups são agentes de inovação capazes de transformar soluções com seus produtos e serviços. No entanto, o momento certo para expandir o leque de produtos requer avaliação do mercado, dos indicadores internos e do feedback do cliente. Ao seguir uma abordagem estratégica e criteriosa, as empresas inovadoras podem maximizar as chances de sucesso ao diversificar suas ofertas. 

    Rafael-Kenji-Hamada

    Veja abaixo quais são os principais pontos necessários para empreendedores que desejam diversificar sua linha de produtos. 

    1. Demanda de mercado

    O foco de qualquer negócio realmente comprometido com o usuário deve ser resolver as dores do seu cliente. As startups, como empresas inovadoras com capacidade de testar e validar rapidamente seus produtos, precisam entender as dores do seu público para, depois, criar uma solução. A metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ferramenta valiosa de aprimoramento com base no feedback do usuário. Pesquisas de mercado e análises comparativas com concorrentes são fundamentais para validar a demanda e a inovação daquilo que oferecem. O ideal é que a startup lance a versão final de seu produto apenas após pesquisas de mercado e testes com clientes. 

    1. Identificação da procura

    As startups devem aumentar sua gama de produtos apenas quando o serviço principal apresentar uma escala de vendas suficiente para direcionar o seu foco. Indicadores como volume e valor das vendas, NPS (Net Promoter Score) pós-compra para produtos, e conversão, Churn Rate e LTV (Lifetime Value) para serviços, oferecem insights cruciais sobre a aceitação do mercado. Métricas como ARR (Annual Recurring Revenue), MRR (Monthly Recurring Revenue), MAU (Monthly Active Users) e CAC (Customer Acquisition Cost) também podem ser usadas para avaliar o desempenho da empresa. 

    1. Feedback do cliente

    A opinião do usuário é a informação mais valiosa que uma empresa pode ter, por ser uma fonte de insights que pode ser usada para orientar a tomada de decisões e direcionar os ajustes necessários nos produtos ou serviços oferecidos. Ferramentas como a Matriz SWOT e o Business Model Canvas auxiliam na análise estratégica com base no feedback do cliente. 

    1. Análise do cenário competitivo

    Até certo nível de competição, a existência de concorrentes é muito válida, tanto para analisar o comportamento de consumo do cliente, como para validar o produto da empresa. Diante disso, examinar o cenário competitivo é indispensável para entender as lacunas no mercado e identificar oportunidades de diferenciação. A concorrência fornece valiosos pontos de referência para aprimorar os produtos existentes e desenvolver estratégias de posicionamento eficazes. 

    1. Expansão

    O aumento da gama de produtos deve ser cuidadosamente cronometrado, considerando o domínio do mercado, o estágio de amadurecimento da empresa e as tendências do setor. Ou seja, a expansão do portfólio deve acontecer apenas quando o mercado já estiver dominado. Sem isso, a ampliação da oferta pode desviar o foco da empresa e atrapalhar seu crescimento. É essencial garantir que a expansão seja uma resposta direta à demanda do mercado, e não uma iniciativa precipitada. 

    *Rafael Kenji Hamada é CEO da FHE Ventures, uma venture builder focada em desenvolver startups voltadas a tecnologias de saúde e educação. E-mail – fheventures@nbpress.com.br 

    Sobre a FHE Ventures

    A FHE Ventures é uma venture builder que investe em startups de saúde e educação. Para mais informações, acesse: https://fheventures.com.br/ ou @fheventures. 

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Loja de toner de impressora: como escolher a melhor e o que observar antes da compra

    04/06/2025

    Competência brasileira no epicentro do mundo

    15/05/2025

    Marketplace Experience reúne mais de 2 mil no primeiro dia

    25/04/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • Lucas Matos celebra sucesso da agenda de São João com maratona de shows pela Bahia
    • Havaianas e LoveShackFancy se unem em collab exclusiva internacional para o verão
    • Lagune Barra Hotel lança projeto cultural que une hospitalidade e incentivo à leitura
    • Saint-Gobain conquista novos certificados ambientais e fortalece compromisso com a redução dos impactos de seus produtos
    • Pré-Wedding de Giovanna Lancellotti e Gabriel David
    • Ecos do almoço do casamento de Chico Vartulli e Júlio Alberto
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.