A mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ) indica um clima de otimismo no setor de alimentação fora do lar, com 72% dos empresários esperando um aumento de faturamento no Dia dos Namorados, em comparação à mesma data do ano anterior. O levantamento foi realizado com proprietários de bares e restaurantes de todo o estado entre os dias 20 e 27 de Maio.

Entre os entrevistados, 66% acreditam que o aumento deve ser de até 30%. “O Dia dos Namorados é tradicionalmente uma data com um maior movimento. Mas apesar da boa expectativa dos empresários, o setor ainda enfrenta desafios, como o alto percentual de estabelecimento com dívidas em atraso”, afirma Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.

A pesquisa revela que ainda há um caminho considerável rumo à plena recuperação, com 37% dos bares e restaurantes registrando prejuízo no mês de abril. Os dados apontam que para 44% o faturamento de abril foi menor que o de março. Apenas 33% tiveram lucro e 30% operaram em equilíbrio.

Apesar do otimismo para o período, 45% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses devido à inflação. 44% realizou reajustes conforme ou abaixo da inflação e apenas 11% reajustaram acima. Além disso, o endividamento continua a ser um ponto de grande atenção. O levantamento mostrou que 42% das empresas ainda estão com dívidas em atraso.

Para mais informações, acesseo site da Abrasel RJ.
‍ ‌‎