De acordo com João Adolfo de Souza, especialista em finanças, com as estratégias certas, é possível seguir prosperando mesmo na terceira idade

A aposentadoria é uma fase que muitos aguardam com ansiedade, vendo-a como uma oportunidade para relaxar e aproveitar os frutos de décadas de trabalho duro. No entanto, a realidade financeira de muitos aposentados pode ser menos confortável do que esperavam ou idealizavam. Mas existem maneiras eficazes de aumentar o valor do benefício, garantindo um estilo de vida mais confortável e seguro.

Planejamento estratégico

De acordo comJoão Adolfo de Souza, CEO e fundador daJoão Financeirae especialista em finanças, o primeiro passo para garantir uma aposentadoria mais robusta é o planejamento. “Muitosbenefícios previdenciáriossão calculados com base nos últimos salários antes da aposentadoria, o que significa que aumentar a renda nos anos finais de trabalho pode ter um impacto significativo no valor do benefício”, revela.

Para os autônomos, onde o emprego atual não contribui suficientemente para a previdência, considerar contribuições voluntárias pode ser uma boa escolha. “A previdência privada, por exemplo, irá aumentar o montante que esses cidadãos receberão após o momento de suas aposentadorias”, pontua.

Muitos aposentados desconhecem que podem receber menos do que o devido. “Revisar os benefícios com a ajuda de um especialista em finanças pode revelar erros ou omissões que, uma vez corrigidos, podem aumentar significativamente o valor da aposentadoria”, declara João.

Vale lembrar que a legislação pode mudar e novos direitos podem ser estabelecidos para categorias específicas de aposentados. Manter-se atualizado sobre essas mudanças ou buscar aconselhamento jurídico é crucial para aproveitar esses ajustes.

Investimentos inteligentes

O especialista acredita que a aposentadoria é um excelente momento para investir, especialmente para aqueles que acumularam uma poupança ao longo dos anos. “Investir em opções de baixo risco e boa rentabilidade pode complementar a renda mensal de um aposentado, facilitando a manutenção de um bom padrão de vida. A diversificação desses investimentos é um movimento essencial para reduzir riscos e aumentar o retorno potencial”, relata.

João alerta que entrar na aposentadoria com o mínimo de dívidas possível é essencial para maximizar os benefícios. “É preciso planejar o pagamento de dívidas bem antes de se aposentar, considerando maneiras de consolidar esses débitos e reduzir as taxas de juros”, pontua.

Aumentar o valor da aposentadoria é uma combinação de planejamento cuidadoso, investimentos estratégicos e uma vigilância constante sobre os próprios direitos e benefícios. “Com as estratégias certas, é possível não apenas sobreviver, mas prosperar durante os anos de aposentadoria. Aproveitar ao máximo essa nova fase da vida depende de decisões tomadas hoje. Portanto, quanto antes começar a planejar, melhor”, finaliza.

Sobre a João Financeira

João Adolfo de Souza é administrador de empresas e atua há quase 20 anos no ramo de finanças. Com mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, João luta pelos direitos dosaposentados e pensionistas, os ajudando a se libertar das dívidas e a garantir melhorias nos seus benefícios, aprimorando a qualidade de vida dessas pessoas. Atualmente, é CEO e fundador da João Financeira. Para mais informações, acesse o canal noYoutubeou oInstagram.