A 5aedição do ReUso Criativo iniciará, no dia 14 de maio, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio. No dia 10/05, nesta sexta-feira, acontecerão a cerimônia de entrega dos certificados dos formandos da 4a edição e a palestra de lançamento da 5a edição, de 11h00 às 15h00, na Biblioteca Parque da Rocinha C4.

O projeto das agências ZABEO/Trinity consiste em palestras e oficinas práticas com foco na sustentabilidade onde os alunos aprendem a reutilizar lonas descartadas, que costumam cobrir lonas de sinalização que são utilizadas em eventos e feitas de materiais como polietileno, PVC (Vinil), algodão e plásticos similares, como matéria-prima para a produção de artigos de moda, como: ecobags, shoulder bags, nécessaires, porta-objetos, entre outros. Inspirado no termo em inglês “Upcycle”, que significa reutilização e traz como conceito o reaproveitamento criativo, o Reuso Criativo tem o objetivo de ensinar aos interessados uma nova forma de ganhar dinheiro, praticando a sustentabilidade. Oupcyclingde lonas surgiu como a chave para transformar resíduos em recursos valiosos.

Criado durante a pandemia de COVID-19, o ReUso Criativo disponibilizou na 1aedição, que aconteceu em tempos de distanciamento social, uma websérie no YouTube como forma de apoio educacional a pessoas que precisavam se reinventar. Idealizado por Adriana Zabeo, sócia das agências de comunicação e marketing ZABEO e Trinity, o projeto Reuso Criativonasceu com o intuito de apresentar uma nova possibilidade de atuação profissional, gerando renda extra ou até mesmo uma fonte de renda principal, que pudesse promover o empreendedorismo sustentável e propagar ideias relevantes de consciência ambiental.

Nos workshops práticos, são demonstrados todos os processos e desafios envolvidos no ciclo de vida da lona desde sua fabricação, passando pela utilização, descarte e processo de destinação e melhoramentos, até chegar no produto final acabado e comercializado. Dentre os temas abordados, estão:upcycling, desenvolvimento sustentável, economia circular, moda e design.

As oficinas são destinadas a homens e mulheres a partir de 16 anos. Os alunos dos módulos de oficinas presenciais concluídos já produzem e comercializam suas próprias criações na comunidade. Além de gerar renda, a iniciativa estimula o comércio local. A professora de costura e moradora da comunidade Rosa, que trabalhou desde o primeiro módulo presencial ensinando desde costura básica até a elaboração de peças mais sofisticadas, contou como o Reuso Criativo impactou sua vida: “Me apaixonei pela costura aos 13 anos, vendo minha mãe costurar em casa, mas só comecei mesmo aos 16. Sou professora de português, então, quando a oportunidade de dar aulas como professora no Reuso surgiu, pude juntar minhas duas paixões: lecionar e costurar. O projeto Reuso Criativo impactou minha vida apenas de formas positivas e hoje em dia tenho até meu próprio curso de corte e costura.”

As aulas acontecem, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, três vezes na semana (às terças, quintas e sextas). Cada aula tem duração de duas horas e meia. As oficinas são divididas em dois módulos: o avançado e o para iniciantes. Módulo avançado: terças, de 10h30 às 13h00 (manhã) e de 14h30 às 17h00 (tarde). Módulo para iniciantes: quintas, de 14h30 às 17h00 (tarde) e sextas, de 10h30 às 13h00 (manhã). Além das aulas de costura, as oficinas também contam com aulas sobre empreendedorismo e matemática financeira.

Na última edição do Reuso Criativo, 24 alunas, entre iniciantes e avançadas, participaram das oficinas. Depois dos workshops práticos, os participantes saem com um conhecimento significativo sobre costura e empreendedorismo, além de adquirirem uma nova habilidade profissional. A carga horária básica para a certificação do curso é de 40 horas de aulas. Mais de 61 certificados de conclusão do curso já foram entregues durante a primeira, segunda e terceira fases de oficinas presenciais do projeto, que causa um forte e positivo impacto na comunidade da Rocinha e na sociedade como um todo.

O gestor da Biblioteca Parque da Rocinha C4, Aloisio de Jesus, explicou a importância da realização de projetos de capacitação profissional como esse no local: “Quando cheguei na biblioteca pela primeira vez pude ter contato com as necessidades da comunidade e percebi como muitas delas não eram atendidas. Tendo em mãos um espaço com tanto potencial, fui procurar formas de atender essas demandas e hoje em dia posso dizer com orgulho que temos diversos tipos de atividades para todos os gostos e idades. A biblioteca era um local muito voltado para as atividades literárias e etc… E hoje em dia é um polo de empreendedorismo criativo”.

Organizada pelas agências Zabeo e Trinity, a iniciativa conta com o apoio da Biblioteca Parque da Rocinha C4. Adriana Zabeo, sócia-diretora das agências Zabeo e Trinity, destaca a importância do projeto: “A responsabilidade social é o fio que nos une nessa jornada. Ela tece laços profundos e autênticos entre pessoas e comunidades. O upcycling de lonas é mais do que uma visão, é um compromisso. É um apelo para que todos nós repensemos nossa relação com esses materiais e abracemos a oportunidade de transformar vidas, empoderar comunidades e construir um futuro mais luminoso. Este é o nosso compromisso global, uma promessa de um mundo mais sustentável e socialmente responsável”. Ela ressalta ainda que empresas e organizações têm um papel crucial ao adotar políticas de sustentabilidade que promovam o uso responsável de lonas e incentivem o upcycling. “Devemos abraçar a oportunidade de repensar nossa relação com materiais descartados e reconhecer que cada lona tem o potencial de se tornar um tesouro sustentável. Ao apoiar o upcycling de lonas, estamos contribuindo para um mundo mais consciente, responsável e ecologicamente saudável”.

O projeto “Reuso Criativo” é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas Mazars, QV saúde, Mubadala Capital, DNV, Infotec e Personare, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Serviço:

Projeto Reuso Criativo – Oficinas de reutilização de lonas

Dias e horários das aulas:

Módulo avançado

Terças, 10h30hs às 13h00 (manhã) e 14h30 às 17h00 (tarde)

Módulo para iniciantes

Quintas, 14h30 às 17h00 (tarde)

Sextas, 10h30 às 13h00 (manhã)

Local: Biblioteca Parque da Rocinha C4

Endereço: Estrada da Gávea, 454 – Rocinha, Rio de Janeiro – RJ, 22451-264

Informações:reusocriativo@agenciatrinity.com.bre através do site: