Caberá a um artista pernambucano a tarefa de criar a arte do enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que a Viradouro apresentará em 2025 no Sambódromo carioca.

A arte do enredo da atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro será escolhida através de um concurso cultural promovido pela Viradouro em parceria com a Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Poderão participar, alunos e servidores das 96 escolas englobadas pela Gerência Regional que tenham cursos técnicos de Arte Visual, localizadas nas cidades de Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda e Paulista.

A ideia de promover o concurso com os artistas de Pernambuco surgiu porque o carnavalesco Tarcísio Zanon se inspirou na relação de João Batista, o Malunguinho, com o Estado. A entidade afro-indígena surgiu na metade do século 19 na região e liderou o Quilombo Catucá.

A partir desta quinta-feira, 25, os interessados podem enviar suas criações para o e-mailviradouromkt@gmail.com, sendo que a data-limite para o envio das obras concorrentes é 15 de maio. Também nesta quinta-feira, será publicado nas redes sociais da Viradouro um vídeo no qual o carnavalesco Tarcísio Zanon vai dar algumas orientações aos candidatos.

– Acredito na integração cultural que esse concurso irá promover. O cartaz da Viradouro vai valorizar o traço do artista pernambucano, que vive na mesma região em que o personagem principal do nosso enredo viveu – afirma o carnavalesco.

Técnico em Promoção de Igualdade Racial e Étnico-Racial e atuando na Gerência Regional de Educação pernambucana, o professor João Monteiro, está otimista com o resultado da parceria com a Viradouro.

– Creio que o concurso será recebido com bastante entusiasmo. Os alunos, servidores e suas comunidades estão familiarizados com os programas efetivados pela GRE e as relações com a diversidade cultural. Recife e a Região Metropolitana possuem ampla diversidade cultural e o samba faz parte desse caldeirão cultural – conclui o professor.

O nome do vencedor, que terá como prêmio o direito de desfilar na Viradouro em 2025, será anunciado no dia 25 de maio. A arte escolhida estará estampada em todos os produtos criados pela escola referentes ao enredo do próximo desfile, como banners, camisetas e bonés, por exemplo. Todas as regras do concurso estarão disponíveis no sitewww.viradouro.com.br.