Fenômeno dos palcos desde a sua estreia e visto por mais de 50 mil pessoas, o monólogo “Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio”, primeiro texto para teatro da filósofaLúcia Helena Galvão, retorna aos palcos no dia 2 de maio, para uma nova e curtíssima temporada noTeatro Fashion Mall.Com direção de Luiz Antônio Rocha e atuação de Beth Zalcman, o espetáculo estará em cartaz até o dia 23 de maio, quintas, às 20h.

“Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio” encanta e emociona, deixando uma marca no coração de cada espectador. Importante pensadora do final do século XIX, a russa Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) buscou ampliar o diálogo entre religião e ciência, influenciando personalidades de diversas áreas do conhecimento.

“Considerando que vivemos num período de caos mundial, no qual o fundamentalismo, as tecnologias e as crises políticas e climáticas do planeta invadem nossa dignidade com tanta violência, resgatar os pensamentos de Blavatsky é de extrema importância”, afirma o diretor Luiz Antônio Rocha.

Na peça, a luz da vela ilumina o cenário e revela um lugar simples no frio de Londres. Helena Blavatsky está sozinha no seu último dia de vida. Ela revisita suas memórias, seu vasto conhecimento adquirido pelos quatro cantos do mundo, se depara com a força do comprometimento com sua missão de vida e as consequências de suas escolhas. Relembra ainda sua forte ligação com a Índia e seu encontro, em Londres, com Gandhi.

O espetáculo estreou no Ceará, em 2019, e em 2020, com a pandemia, foi apresentado online. Desde o ano passado, retomou as apresentações presenciais. A montagem convida o público a uma reflexão sobre a busca do homem pelo conhecimento filosófico, espiritual e místico.

“Interpretar Helena Petrovna Blavatsky é mergulhar no improvável, no intangível. Nada mais desafiador para uma atriz realizar um texto que demanda extrema sensibilidade, concentração e imaginação, e transporta a plateia para um universo de possibilidades”, define Beth Zalcman, vencedora do CENYM de melhor atriz em 2023, prêmio da Academia de Artes no Teatro do Brasil, pela peça.

SINOPSE:A luz da vela ilumina o cenário e revela um lugar simples no frio de Londres no final do séc. 19. É um recorte do quarto de Helena Blavatsky, que se encontra sozinha, no seu último dia de vida. Ela revisita suas memórias, seu vasto conhecimento adquirido pelos quatro cantos do mundo, se depara com a força do comprometimento com sua missão de vida e as consequências de suas escolhas. Relembra sua forte ligação com a Índia e seu encontro, em Londres, com Gandhi. “Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio” é um mergulho no universo que existe dentro de nós.

FICHA TÉCNICA:

Texto original: Lúcia Helena Galvão

Interpretação: Beth Zalcman

Encenação: Luiz Antônio Rocha

Cenário e Figurinos: Eduardo Albini

Iluminação: Ricardo Fujji

Assistente de Direção: Ilona Wirth

Visagismo: Mona Magalhães

Fotos: Daniel Castro e Kim Leekyung

Consultoria de movimento (gestos): Toninho Lobo

Operador de luz: Gabriel Oliveira

Idealização e Produção: Beth Zalcman e Luiz Antônio Rocha

Parceria: Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil

Realização: Teatro em Conserva/ Espaço Cênico Produções Artísticas e Mímica em Trânsito Produções Artísticas

SERVIÇO:

Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio

Estreia: 2 de maio de 2024

Temporada: de 2 a 23 de maio

Horário: Quintas às 20h.

Local: Teatro Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – loja 213, Rio de Janeiro

60 minutos. 12 anos

Ingressos: R$50 (meia-entrada) e R$100 (inteira)

Vendas pelo site:https://bileto.sympla.com.br/event/92671/d/248603/s/1693952

Horário de funcionamento da bilheteria: De terça a domingo, das 14h até o início do último espetáculo.

Telefone: (21) 99857-8677