A estilista mineira assina coleção Manzan decorada com Crystals by Swarovski, feita 100% com os cristais austríacos que conquistam o mundo há quase 130 anos

Leticia Manzancompleta dez anos de sua marca homônima só em maio de 2025, mas as celebrações começam no próximo mês. No dia 13 de maio, a grife brasileiraManzanlança, em evento exclusivo, seguido de desfile, no SP Haus em São Paulo, a coleçãoManzandecorada comCrystals by Swarovski,com peças de alto luxo 100% pensadas nos cristais que encantam o mundo há 129 anos.

A parceria de Leticia e Swarovski é de longa data, por causa da marca-registrada da estilista: a de utilizar os melhores materiais do mercado em suas peças. “Sempre procurei a matéria-primamais sofisticada e luxuosanas minhas coleções, o que inclui os cristais Swarovski”, conta ela. A confiança culminou no convite da marca austríaca, para a parceria, no final do ano passado.

Ao todo serão apresentadas15 peças exclusivas, cada uma compelo menos dois mil cristais da Swarovski bordados, a maioria deles, importados da matriz da marca de luxo na Áustria, o que deixa as obras ainda mais únicas. “Fazia tempo que estilistas não pediam tantos cristais da Swarovski diferentes para se bordar em um vestido, então esse foi o único jeito de entregar tudo como eu queria”, detalha ela, justificando o processo de mais de seis meses para a conclusão da coleção.

Os cristais escolhidos por Leticia não estavam disponíveis na América Latina e o processo de importação deles, entre a criação dos croquis, o pedido e a entrega, durou em média doze semanas. “Usamos mais as formas arredondadas. A maioria das pedras são em formato de gotas e triângulos, que remetem a inspiração docinema dos anos 1930.”

“Nas fotografias em preto e branco dos filmes da época, já é possível perceber o brilho dos cristais utilizados em cena”, aponta Leticia, que criou um moodboard repleto de imagens icônicas, buscando um propósito para a coleção, campanha e desfile.

A Swarovski marca história em tudo o que faz. Na icônica filmagem em que Marilyn Monroe canta“parabéns a você”,para o presidente americano John F. Kennedy, em 1962, ela usava um vestido decorado com cristais da marca. A coroa de Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo”, que entrou para o imaginário das pessoas e também virou referência em figurino cinematográfico, é uma peça feita com cristais da Swarovski”, explica Manzan.

Com a coleção inédita, Manzan e Swarovski querem entrar para ahistória da alta-costura no Brasil. “É uma marca global que olha para uma marca mineira de bordados, valorizando e enaltecendo isso. A Swarovski quer comunicar ao mundo que no Brasil existem estilistas que ainda bordam a mão.”

As peças exclusivas daManzandecorada comCrystals by Swarovskiestarão à venda logo após o desfile.

SOBRE LETICIA MANZAN

Graduada em Design de Moda e com especialização pelo Instituto Marangoni de Milão e pelo Bunka Fashion College de Tóquio, Leticia Manzan tem uma carreira de mais de 18 anos, quase dez deles à frente de sua própria marca, a Manzan Brand. Reconhecida internacionalmente, ela é a primeira estilista brasileira a lançar uma coleção completa em parceria com a Swarovski, a convite da própria marca austríaca de cristais.

FICHA TÉCNICA

Fotos: Danilo Borges

Assistentes: Dudu Morettin e Rafael Dionísio

Finalização: Jujuba Digital

Styling: Thiago Setra e Satomi Maeda

Maquiagem: Ma Mattar/ Rom Concept

Cabelo: Ulisses Petri/ Rom Concept

Tratamento de imagem: Jujuba Digital

Modelos: Amanda Linck, Heloísa Trevisan Bruno, Isabela Saibert, Rafaella dos Anjos Pereira

Produção Executiva: Regina Kotsubo

Vídeo: Daniel Rodrigues

Direção multimídia: Deds Sotero