Com jornada de treinamentos, workshops e letramentos, programa visa capacitar PROs em temáticas chaves para promover a responsabilidade socioambiental no contexto profissional de beleza

L’Oréal Produtos Profissionais, divisão do Grupo L’Oréal no Brasil dedicada ao segmento profissional que conta com as marcas Kérastase, Redken e L’Oréal Professionnel, apresenta o Beauty Squad PRO, programa de aceleração das agendas de sustentabilidade, diversidade & inclusão, além de Direitos Humanos para a comunidade de profissionais de beleza das três marcas de L’Oréal Produtos Profissionais. O squad, formado por 10 PROs* selecionados, será capacitado dentro das temáticas de Digital, Sustentabilidade, Diversidade e Direitos Humanos, além de workshops de oratória para que possam se tornar, oficialmente, porta-vozes da divisão.

Para a seleção, foram levados em conta critérios como a presença digital dos profissionais, afinidade com os temas, atuação na categoria e capacidade de influência dentro do mercado. Nomes como Vivi Siqueira, Alison Alvarez, Jana Gonçalves, Daniel Saphiro, Bruno Galhardo, Denise Pereira, Amadeu Marins, Charles Lima, Wawa Macedo e Jamile Alves fazem parte da primeira formação do programa, que tem seu pontapé inicial em 21 de abril no evento Show Para as Florestas, iniciativa da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica com participação do Grupo L’Oréal no Brasil, cujo objetivo é unir o público em prol da conscientização ambiental e do debate sobre as mudanças climáticas do mundo.

Lá, Jana Gonçalves, Jamile Alves e Bruno Galhardo estarão presentes, reforçando o compromisso da divisão em construir a beleza profissional do futuro, pautada pelo pilar de responsabilidade socioambiental. O Beauty Squad PRO visa contribuir para a criação de um ecossistema de impacto para salões de beleza, trazendo propósito para a jornada profissional de modo a transformar o negócio, empoderar toda a cadeia e contribuir nos desafios que o mundo enfrenta.

“Sabemos do poder transformador dessa profissão e queremos, cada vez mais, estar ao lado desses profissionais, contribuindo para o seu desenvolvimento em temáticas relevantes para ele e toda a sociedade. O Beauty Squad PRO é um reflexo do mercado profissional que enxergamos para o futuro: sustentável, diverso e inclusivo, ao mesmo tempo que inovador, competitivo e altamente tecnológico” afirma Joana Fleury, diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil.

Compromisso da Divisão

L’Oréal Produtos Profissionais, com as marcas Kérastase, L’Oréal Professionnel e Redken, tem a missão de transformar a indústria PRO a partir da tecnologia, inovação e impacto social. Por meio do programa Beleza PRO do Futuro, tem oferecido formação profissional para preparar e capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, contribuindo para a criação de oportunidades e mitigação dos efeitos do racismo estrutural. Ao final de 2023, aconteceu a formatura da primeira turma de mulheres na região da Pequena África, no Rio de Janeiro.

Em paralelo, as causas globais das marcas contribuem para essa jornada de impacto. Kérastase, com Power Talks, tem acelerado o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres por meio de mentorias com outras mulheres, a fim de elevar sua confiança e potencializar oportunidades de carreira. Ao final da primeira edição do programa, encerrada em fevereiro deste ano, 84% das mentoradas estavam empregadas ou estagiando, e 93% das participantes indicaram estar razoavelmente ou muito confiantes em relação a um emprego ou promoção em sua área de interesse.

Head Up, de L’Oréal Professionnel, por sua vez, reforça a parceria e compromisso com os profissionais de beleza, atraindo visibilidade para a discussão sobre sua saúde mental. Por meio de uma série de treinamentos, o programa visa conscientizar e oferecer recursos para elevar o bem-estar mental dos cabeleireiros. Ao final de 2023, Head Up lançou o Mapa da Saúde Mental, desdobramento local da iniciativa que sinaliza serviços gratuitos voltados à saúde mental e segurança psicológica próximos à localização do profissional, a fim de auxiliá-lo a cuidar daquela que é uma das suas maiores preocupações.

Em sustentabilidade, a divisão lançou, no último ano o programa Hairstylists For The Future, cujo objetivo é estabelecer uma transição de desenvolvimento sustentável para os salões de beleza, a partir dos pilares de energia renovável, tratamento de resíduos e economia de água. Na primeira fase, realizada em parceria com a Leve Energia Renovável, estabelecimentos parceiros de São Paulo, capital e interior, puderam se cadastrar para receber energia vinda de uma fazenda solar da fornecedora, reservada para o Grupo L’Oréal no Brasil. A expectativa é que os salões diminuam em até 20% os custos com energia, além de reduzirem de forma significativa sua pegada ambiental, em razão da diminuição na geração de resíduos, efluentes e emissões.

Ainda em 2023, L’Oréal Produtos Profissionais inaugurou a Academia L’Oréal, que tem como um de seus principais pilares a sustentabilidade. O local, totalmente equipado, possui em seus lavatórios o Gjosa, chuveiro com tecnologia patenteada de fragmentação que economiza até 69% de água, evitando o desperdício e mantendo um resultado de enxágue igual ao dos chuveiros convencionais. O sistema exclusivo, desenvolvido em parceria com uma startup suíça, integra o projeto L’Oréal para o Futuro que prevê a disponibilização dessa tecnologia para os salões a partir dos próximos anos.

Em 2022, o Grupo L’Oréal conseguiu conquistar o marco da neutralidade de carbono em suas unidades no Brasil, reforçando o compromisso com a preservação do planeta. Trata-se de um compromisso a longo prazo, que já começou a ser construído e implementado.

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Sobre L’Oréal Produtos Profissionais

L’Oréal Groupe é a maior empresa de beleza do mundo e está presente em diferentes países, incluindo o Brasil. A Divisão de Produtos Profissionais é uma de suas quatro divisões de negócios, detentora das marcas de cuidados capilares premium L’Oréal Professionnel, Kérastase e Redken, com produtos de coloração, tratamento e finalização de cabelos que são exclusivos para profissionais de salões de beleza.

Sobre o Grupo L’Oréal no Brasil

A L’Oréal Groupe se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 38.36 bilhões de euros em 2022 e conta com 87.400 colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.