Quem tem o sonho de se tornar ator ou atriz profissional poderá se inscrever na seleção da Escola Sesc de Artes Dramáticas, que oferece 50 vagas para o Curso Técnico em Teatro. O curso é totalmente gratuito, garante Habilitação Profissional Técnica e é feito em quatro semestres letivos, com todas as atividades presenciais. As aulas acontecem à noite no Polo Educacional Sesc, que fica em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de maio de 2024, diretamente no sitehttps://www.poloeducacionalsesc.com.br/.

Escola Sesc de Artes Dramáticas

“A Escola Sesc de Artes Dramáticas cumpre um papel estratégico no estímulo à formação profissional na área de artes cênicas, setor que possui significativo potencial de trabalho. Dessa forma, reforça o papel do Sesc de fomentador da arte e cultura de qualidade no país com amplo alcance para a população”, explica Janaína Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Na Escola, os alunos contam com uma estrutura ampla e moderna, equipamentos e um teatro de 600 lugares, onde ocorrem as aulas práticas. O currículo incentiva o aprofundamento na produção teatral na América Latina, a descoberta cênica e os fundamentos de outras áreas criativas dentro dessa arte. O foco é sempre na visão transversal da dramaturgia.

Quem pode se candidatar:

Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos e o ensino médio completo. O processo seletivo ocorre em três etapas classificatórias. Na primeira, o candidato deve apresentar um Memorial descrevendo sua trajetória pessoal e mostrando como ela se liga com a proposta da Escola Sesc de Artes Dramáticas. Na segunda etapa, será feito o Teste de Habilidade Específica. Os classificados nas duas etapas anteriores seguem para a última fase, que é a entrevista para avaliação de conhecimentos em artes cênicas e aspectos comportamentais, como autonomia, disponibilidade e comprometimento.

Os aprovados serão classificados para duas turmas diferentes com 25 alunos cada. A primeira inicia as atividades no segundo semestre de 2024 e, a segunda, no começo de 2025. As aulas ocorrem das 18h40 às 22h e o curso tem a carga horária de 1.000 horas.

Os alunos têm acesso gratuito ao registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), incluindo as renovações anuais. O certificado do curso é resultado da parceria entre Sesc e Senac para ampliar o fomento ao setor cultural, à economia criativa e oferecer uma formação gratuita e acessível aos artistas.

Outro diferencial da escola é o corpo docente, que conta com artistas renomados e premiados. O aluno também tem acompanhamento pedagógico completo e participa de montagens de espetáculos durante a formação. Em dezembro de 2023, o projeto formou a sua primeira turma de profissionais.

SERVIÇO:

Curso Técnico em Teatro

Escola Sesc de Artes Dramáticas:Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ

Carga horária:1.000 horas

Início das inscrições:08 de abril, às 10h, diretamente no site doPolo Educacional Sesc

Fim das inscrições:06 de maio, às 18h

Teste de habilidade:3 a 14 de junho

Divulgação do resultado:10 de julho

Matrículas:15 a 19 de julho de 2024

Edital e mais informações:https://www.poloeducacionalsesc.com.br/

Grátis!

Sobre o Polo Educacional Sesc

O Polo Educacional Sesc promove educação integral de excelência e de forma gratuita. Localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é composto pela Escola Sesc de Ensino Médio e a Escola Sesc de Artes Dramáticas, além de oferecer cursos livres nas áreas de cultura, tecnologia, esportes e línguas estrangeiras. Esses programas e projetos foram criados para atender a um público diversificado, com foco no desenvolvimento humano da região. O Polo Educacional conta com uma ampla e moderna estrutura, com Centro Cultural, laboratórios, biblioteca, ateliês de arte, complexo esportivo e restaurante. Saiba mais em:www.poloeducacionalsesc.com.br.