Parceria com a Ecofoodpack tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, atender à demanda do consumidor por embalagens cada vez mais eco-friendly.

O Lecadô, rede de franquias especializada em doces e salgados com 36 lojas no Rio de Janeiro, firmou parceria com a Ecofoodpack para a utilização de embalagens produzidas em papel kraft certificado para alimentos no serviço de delivery. A iniciativa tem como objetivo reduzir o uso de plástico e optar por matérias primas mais sustentáveis, que garantam a preservação ideal do produto em termos de qualidade e frescor, e que ainda contribuam com a redução do impacto ambiental pós-consumo.

As novas embalagens podem ser levadas ao microondas, forno (até 180º), freezer e geladeira, além disso, contam com um revestimento interno em PE que suporta molhos e líquidos e são BPAfree(Bisfenol). Além de práticas, são consideradaseco-friendly, ou seja, menos nocivas ao meio ambiente em sua fabricação e com descarte totalmente reciclável. “Realizamos uma fase de testes em algumas lojas para analisar a aceitação da nova embalagem e a resposta foi acima de nossas expectativas. Os clientes perceberam que os produtos chegaram perfeitos e entenderam que a empresa tomou essa iniciativa pelo bem do meio ambiente”, conta Agata Lago, gerente de marketing do Lecadô.



Segundo a executiva, faz parte da política ambiental da doceria buscar a redução máxima de geração de resíduos sólidos. Por isso, investir em embalagens ecológicas, mesmo que sejam um pouco mais caras, é uma decisão ambientalmente consciente. “Temos trabalhado para diminuir o impacto no meio ambiente em todas as etapas da operação. Escolhemos essas embalagens porque o papel é um material altamente reciclável. Mesmo que o cliente não descarte de forma correta, ela vai se decompor em, no máximo, seis meses. A adoção das novas embalagens reforça nosso compromisso com a responsabilidade ambiental”, completa Lago.

Sobre o Lecadô:Fundada em 1982, o Lecadô é uma tradicional doceria carioca que tem como diferencial manter o sabor das receitas caseiras, produzidas de forma semiartesanal na fábrica própria da marca. Atualmente, conta com 36 lojas e quiosques próprios e franqueados no RJ. No cardápio, tortas, rocamboles, bolos personalizados, doces e outros quitutes. No menu também estão salgados como as coxinhas de frango comcream cheesee a de costela, a marquesa de camarão e os bolinhos de aipim, que são os campeões de vendas. Em datas do varejo como Páscoa, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Festas Juninas, Dia dos Pais e Natal o cardápio ganha produtos especiais. No setor de ESG, a empresa estabelece parcerias que promovam práticas socioambientais. Com a Food To Save, promove a “Sacola Surpresa”. A startup conecta varejistas que contam com alimentos próximos à data de vencimento, ao consumidor final interessado em comprar produtos com ótimos descontos. Em 2023, a parceria evitou que 19 toneladas de alimentos excedentes, em perfeitas condições de consumo, fossem para o lixo. Desde 2022, a doceria promove a campanha “Coxinha Solidária”, no dia 18 de maio, transformando o salgado mais vendido da empresa em um ativo para ações que beneficiam famílias em vulnerabilidade social.www.lecado.com.br