Obra reúne conceitos e “histórias não contadas do mercado financeiro”

essenciais para novos investidores e novos investimentos

O livroInvestimentos: o guia dos céticos,publicado pela FGV Editora,apresenta uma importante contribuição para a vasta literatura que procura ensinar como se deve investir.

EsseGuiaEsseGuiaapresenta os conceitos mais importantes que são necessários na hora de investir, utilizando de uma linguagem fácil e acessível para um público amplo e interessado nas informações deste universo.

De acordo com seus autores, a obra se encontra no meio do caminho entre as publicações escritas por profissionais de mercado, muitas vezes mais preocupados em ensinar como descobrir oportunidades “únicas” de investimento, e os livros acadêmicos, muito mais profundos e técnicos, porém de leitura mais difícil.

A obra é organizada por professores da FGV EESP (Escola de Economia de São Paulo da FGV) e do seu núcleo, FGVInvest, com base em suas experiências profissionais e em salas de aula, junto de profissionais do mercado financeiro nacional e internacional.

Paulo Tenani, Denise Menconi, Mohamed Mourabet, Marcel Borelli e Gustavo Jesus, organizadores da obra, partem de um velho ditado do mercado financeiro sobre frase do megainvestidor Warren Buffet que diz que “qualquer jogador que não conheça o tolo do mercado provavelmente é o tolo do mercado”.

Baseados neste ditado, eles defendem que uma boa dose de desconfiança — ou ceticismo — é saudável para qualquer um que participe de um mercado com alto nível de assimetria de informação, como é o caso do mercado financeiro.

O livro de 224 páginas é composto de 14 capítulos divididos em três subseções. A primeira trata do que é necessário saber antes de investir. Já a segunda seção descreve algumas sutilizas que são pouco discutidas e apenas percebidas depois de vários anos de experiência. Por fim, a terceira seção trata sobre como investir eficientemente – e discorre sobre construção de portfólios, processos de investimento, instrumentos de renda fixa, renda variável, alternativos; além de fatores de risco.

Como um guia para os investidores céticos, este livro discute o que é preciso saber ao investir.

Para marcar o lançamento do livro, vamos promover um bate-papo entre seus autores Paulo Tenani, Denise Menconi, Mohamed Mourabet, Marcel Borelli e Gustavo Jesus na Livraria da Travessa, no Shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima 2232, no dia 11 de abril, às 19h.


Serviço:

Investimentos: o guia dos céticos

Paulo Tenani, Denise Menconi, Mohamed Mourabet, Marcel Borelli e Gustavo Jesus

224 páginas

Editora FGV

R$48,00