Depois de superar as vendas de CDs após quase quatro décadas, a comercialização de discos de vinil, que voltou a se expandir nos últimos anos, aumentou 15% em todo o mundo nos primeiros nove meses de 2023, segundo dados coletados pela BPI (via MusicWeek). 

No Brasil, segundo relatório da Pro-Música divulgado nesta quinta-feira (21), o mercado fonográfico físico alcançou R$ 16 milhões em 2023, o maior patamar desde 2018, com um crescimento de 35,2% em relação a 2022. Os discos de vinil foram o grande destaque, com vendas de R$ 11 milhões, aumento de 136,2% e se tornando o formato físico mais vendido, ultrapassando os CDs.

E foi buscando entender a presença feminina nesse mercado que avança novamente e cada vez a passos mais largos que a DJ, produtora cultural e jornalista paulistana Dani Pimenta criou a iniciativa Her Vinyl Brasil, no final de 2023. 

Dani, que também está à frente de projetos musicais/criativos como o coletivo musical Feminine Hi-Fi, o site Groovin Mood e a plataforma Mapa Sound System Brasil, tem como objetivo mapear a presença feminina no mercado do vinil no país e estimular debates acerca do tema. 

A página da iniciativa foi lançada no final do ano passado no Instagram, e desde então, estão sendo levantadas por lá diversas informações sobre as mulheres que trabalham em lojas, feiras, distribuidoras e fábricas de vinil. “A ideia é entender a dimensão do interesse das pessoas em relação à baixa presença feminina neste universo e criar conversas que indiquem caminhos para reduzir a desigualdade neste mercado”, explica. 

Além da movimentação na rede social da iniciativa, a primeira ação de maior porte da Her Vinyl Brasil acaba de ser lançada: em parceria com o Noize Record Club, a pesquisa “A presença feminina na cena do vinil”, direcionada à base de assinantes do clube de assinaturas de vinil. “Com as respostas da pesquisa, teremos dados valiosos para analisar sobre o tema e buscaremos tomar decisões que influam positivamente nesse cenário”, conclui. 

___________

Sobre Dani Pimenta

Daniella  Pimenta é jornalista, pesquisadora musical, produtora cultural e DJ. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós graduanda em Gestão Cultural pelo Senac SP. 

É também uma das fundadoras do projeto Feminine Hi-Fi, diretora da Her Vinyl Brasil, plataforma voltada a investigar a presença feminina no mercado brasileiro de vinil (lojas, fábricas, distribuidoras, etc), fundadora do Groovin Mood, site criado em 2008 dedicado à cena reggae e sound system no Brasil, criadora, co-autora e diretora executiva no projeto Mapa Sound System Brasil, mapeamento pioneiro dos sound systems dedicados ao reggae/dub no país, transformado em livro em 2019, em plataforma em 2021 e finalista do Prêmio Profissionais da Música 2021. É practitioner no projeto Sonic Street Technologies, da Goldsmiths University of London (Reino Unido), e em 2022 foi a única palestrante brasileira no congresso Music Cities Convention, realizado em Tulsa (EUA) no painel “How To Showcase Your Music Legacy Through Archives”. 

Em 2019, foi finalista do Prêmio Brasil Criativo (Governo Federal/3M) na categoria Música. Entre 2019 e 2020 foi colunista na Rádio Frei Caneca FM (Recife-PE). É criadora e produtora executiva da Feira de Discos de Reggae, evento itinerante dedicado a fomentar a economia criativa produzida na comunidade reggae e sound system brasileira. 

Links: https://beacons.ai/adanipimenta