O Grupo Trigo – maior grupo de franquias de comida de verdade do Brasil, um dos maiores operadores de comida asiática e dono das marcas China In Box, Spoleto, Koni, LeBonTon, Gendai e Gurumê -, investe em uma nova frente de negócios para 2024: a Pizzaria Spoleto. Levando o nome e a força de outra marca própria que é líder no segmento de culinária rápida italiana no país (Spoleto), a novidade chega como aposta da empresa para diversificar atuação e abraçar mais uma fatia do mercado alimentício. A previsão é atingir 200 lojas em 5 anos, tendo como investimento inicial da franquia R$ 300 mil (já incluso no valor a própria taxa de franquia).

Aproveitamos nossa expertise no segmento de pizzas para criar algo único nesse mercado. Queremos proporcionar uma forma de investimento mais competitiva, incentivando o empreendedorismo do brasileiro ao mesmo tempo em que ampliamos nosso guarda-chuva gastronômico ao democratizar a boa culinária no país”, destaca Michel Jager, Diretor de Novos Negócios, Clientes e Branding do Grupo Trigo.

A primeira loja – localizada em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro -, é do Grupo Trigo, mas as próximas unidades serão franquias. Apesar de levar o nome Spoleto, a pizzaria chega com pilares estratégicos próprios. Um exemplo é que os restaurantes do Spoleto são em shoppings na sua maioria, e as unidades da nova marca serão nas ruas com foco no delivery e opção de take away (ou seja, comprar e levar para casa).

Inovação no segmento de restaurantes com IA

A marca chega no mercado sendo pioneira no país quanto ao uso da Inteligência Artificial no segmento de pizzaria: com investimento acima de R$ 1 milhão, a pizzaria busca soluções tecnológicas para aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência melhor para o cliente. “Essa é uma novidade que me deixa muito feliz de conseguirmos aplicar no Brasil. Os Estados Unidos já têm o hábito de recorrer a IA em pizzarias, mas aqui somos os primeiros”, comemora Tom Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo.

Trata-se de um sistema automatizado de controle de qualidade e produtividade, utilizando tecnologia IA de visão computacional, com acesso a plataforma de indicadores e relatórios periódicos. É uma câmera localizada no teto da cozinha da loja para captar imagens de todas as pizzas feitas para o delivery. A máquina vai aprender qual é o padrão de cada sabor do produto, o que ajudará a identificar possíveis gaps operacionais, possibilitando a correção deles com maior agilidade. “A IA empregada pode, por exemplo, identificar se o pepperoni está indo na quantidade certa e se está posicionado na pizza da forma correta. É uma garantia de padronagem nas operações e também melhor UX, que é a experiência do consumidor”, explica Luis Marcelo Correa, Diretor de Tecnologia e Growth do Grupo Trigo.

Além disso, a Pizzaria Spoleto estreia com site e aplicativo próprios com o intuito de solidificar o relacionamento com o consumidor nos canais exclusivos, e conta também com Programa de Fidelidade próprio.

Um novo olhar para a gastronomia italiana na pizzaria

A pizzaria traz sabores diferenciados e o famoso “crie do seu jeito”, tão característico do Spoleto, para inovar. “Ao contrário do que se vê no mercado hoje, aqui o cliente realmente vai criar a pizza do jeito dele, desde a escolha da massa, passando pelo recheio e molho, até chegar nos toppings. Além disso, teremos também o toque do Chef e opção de adicionar extras como borda recheada e mais molho”, conta Michel Jager.

E claro, a inspiração na culinária italiana também segue. No menu, estão pizzas de Carbonara (molho de mesmo nome, bacon e lasca de parmesão), Alfredo e Toscana (molho alfredo, linguiça toscana de pernil, cogumelo Paris e queijo mozzarella), e Margherita Speciale (molho de tomate, mozzarella de búfula, queijo mozzarella, tomate assado, toque de manjericão e molho pesto da casa rúcula).

A pizzaria trará ainda os sabores mais conhecidos do público como calabresa, mozzarella, frango com requeijão, pepperoni e portuguesa. Tanto a massa quanto os molhos serão fabricados na própria Fábrica do Spoleto, em Volta Redonda-RJ.

Sobre o Grupo Trigo

O Grupo Trigo, holding 100% brasileira fundada em 1999 e dona do Spoleto, Koni, LeBonton, Gendai, China in Box e Gurumê, é o maior grupo de franquias que oferece comida de verdade no país e um dos maiores operadores de comida asiática do mundo, através dos seus restaurantes e delivery. Hoje, são mais de 600 restaurantes espalhados de norte ao sul do país, além de suas marcas 100% digitais com vendas majoritariamente online para delivery. Atualmente, o grupo possui cerca de 1.200 funcionários diretos e cerca de 8 mil totalizando os diretos e indiretos. Com o objetivo de democratizar a boa culinária, as marcas do Grupo Trigo oferecem uma comida saborosa, bem elaborada e com ótimos insumos por um preço justo e acessível.