Embora a sustentabilidade esteja intrinsecamente ligada a questões ambientais, esse conceito também pode ser aplicado aos objetivos de manutenção econômico-financeira de uma empresa. Aconsultora de negócios e especialista em planejamento e estruturação do desenvolvimento empresarial, nas áreas comercial e financeira, Carine Oliveira,explica que manter uma firma financeiramente sustentável implica em equilibrar as receitas e despesas para suprir as necessidades presentes e, ao mesmo tempo, assegurar recursos para o futuro. “As organizações sustentáveis são aquelas que adotam práticas estratégicas, visando manter sua competitividade no mercado de forma econômica”.

Além disso, garantir as finanças organizadas e controladas permite explorar oportunidades de investimento e ampliar o negócio. “Uma empresa com uma situação financeira sólida tem a capacidade de alocar recursos em tecnologias, iniciativas inovadoras e no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Esses são elementos essenciais para o avanço e a adaptação contínua aos desafios frequentes do ambiente empresarial”, afirma a especialista.

É relevante destacar que toda empresa está sujeita a riscos financeiros, como variações cambiais ou oscilações de mercado. “Uma gestão financeira eficiente ajuda a empresa a identificar e mitigar esses riscos, por meio de estratégias como a diversificação de investimentos, o uso de instrumentos financeiros de proteção e a adoção de políticas de controle e monitoramento financeiro”.

E outro fator que contribui para a saúde financeira da empresa é fazer um acompanhamento tanto dos ganhos quanto dos gastos. De acordo com Carine, “registrar e monitorar os ganhos revela a lucratividade e destaca fontes de receita significativas, já o acompanhamento dos gastos permite identificar áreas para otimização, evitando desperdícios”.

Uma recomendação valiosa da consultora é a elaboração de um planejamento financeiro detalhado, estabelecendo metas e objetivos claros para o negócio a curto, médio e longo prazo. “Essa prática proporciona uma orientação estratégica, auxiliando na tomada de decisões e no alcance sustentável do sucesso financeiro da empresa”, afirma Carine.

Sobre Carine Oliveira (@carineoliveiraconsultoria):

Carine Oliveira é consultora de negócios e especialista em planejamento e estruturação do desenvolvimento empresarial, nas áreas comercial e financeira. Ela é referência em diagnosticar processos comportamentais na gestão que impedem o desenvolvimento do negócio, gerando soluções pontuais de forma estratégica, de acordo com as necessidades de cada empresa e das pessoas que estão inseridas no processo. Mais informações:www.instagram.com/carineoliveiraconsultoria/