Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 14 de julho 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Cultura»Confira a programação de férias do CCBB educativo – Arte e Cultura

    Confira a programação de férias do CCBB educativo – Arte e Cultura

    16/01/2024Nenhum comentário Cultura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    O CCBB educativo – Arte e Cultura, integrado ao CCBB São Paulo, divulga a programação de janeiro com foco nas atividades inspiradas na atual exposição do Prédio Histórico, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira. Entre os destaques estão o espaço interativo, voltado para acessibilidade, com reproduções de obras que podem ser tocadas; oficina integrada à exposição que explora a técnica da colagem; e o coral que aborda os temas da mostra através da música. Oficinas para crianças e suas famílias, contação de histórias, mediação de leitura e ações poéticas completam a programação. 


    Nesta temporada de férias, as atividades da equipe educativa estarão relacionadas à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira. A mostra, com curadoria de Deri Andrade, tem como foco a presença negra na história da arte no Brasil e conta com mais de 60 artistas selecionados pela plataforma Projeto Afro. A plataforma mapeia, desde de 2018, a produção artística contemporânea de artistas negros e negras das diversas regiões do país.

    Um dos destaques do Educativo é o “Sensorial Estúdio – Encruzilhar-se”, um espaço multissensorial, projetado para promover a acessibilidade à exposição, que convida os visitantes a refletir sobre as questões raciais contemporâneas através de uma interação com elementos sonoros e visuais. O ambiente modelado como uma encruzilhada apresenta, além dos recursos interativos, reproduções de três obras da exposição que podem ser manuseadas pelo público.

    Na “Oficina Integrada – Reparar o imaginário“, os participantes são convidados a redefinir suas perspectivas por meio da prática da colagem. Inspirados pela obra “Narrativas Que Se Encontram”, de Elidayana Alexandrino, os visitantes são desafiados a interpretar as histórias que as imagens podem nos contar e a recriar narrativas através da colagem. Ao final da atividade, o público pode construir sua própria moldura, levar sua criação para a casa ou deixá-la no espaço da oficina para presentear outro visitante.

    O coral “Som em Cena – Afrossentidos”, busca explorar os conceitos da mostra através de ritmos inspirados na música africana e afro-brasileira. O repertório soma a tradição ao contemporâneo passando pelo afrofuturismo, eletrônico, ijexá, funk, samba, reggae e acontece na rotunda do Prédio Histórico.

    Também estão programadas as oficinas “Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes”,                      voltada para famílias com crianças de 0 a 3 anos, com brincadeiras musicadas da tradição afro-brasileira; e “Oficininha – Autorretratos”, que inclui um atelier onde os pequenos, a partir de 4 anos, poderão criar seus próprios autorretratos para levar para casa.

    Além disso, diversas atividades com temática afro-brasileira estarão disponíveis, entre elas: mediação de leitura “Que Livro é Esse?”; contação de histórias “Conto um Conto”; e ações poético-performativas do “InsPiraAção”, iniciativa que surge do envolvimento de cada educador com as obras das exposições, resultando em propostas artístico-educativas autênticas realizadas semanalmente pelo espaço expositivo.

    Durante o mês de janeiro, como programação especial de férias, as visitas educativas para a Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira são acompanhadas de uma atividade especial às segundas, quintas e sextas-feiras. A atividade é um jogo, no qual elementos da exposição são dicas para que dois times de participantes leiam e interpretem as obras expostas. A cada achado, a partir das dicas, uma parte de um quebra-cabeça baseado no artista Rubem Valentim é entregue à turma vencedora. O primeiro time que completar o quebra-cabeça é o campeão!

    As visitas educativas estão disponíveis para a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, no Prédio Histórico, e também para exposição BIENALSUR – Signos na Paisagem, no Prédio Anexo do CCBB – São Paulo, mediante agendamento prévio ou espontaneamente, em Português e Libras. 

    Confira a programação completa em: bb.com.br/cultura

    Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura
    O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através da mediação, e a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas. A iniciativa tem o patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo – Lei Rouanet.

    Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira

    A exposição com curadoria de Deri Andrade, aborda a presença negra na historiografia da arte no Brasil a partir do mapeamento do Projeto Afro, plataforma de mapeamento de artistas negros/as/es, que fomenta a pesquisa e realiza programação pública desde 2018. Com cerca de 60 artistas, dos mais de 300 mapeados, a mostra busca recontar outra história da arte brasileira a partir da produção de artistas negros/as/es, com foco na produção contemporânea. A exposição, assim, elencará 5 artistas fundamentais para se pensar a história da arte no Brasil, Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi, Rubem Valentim, relacionando-se com artistas contemporâneos, todos do mapeamento. Além de cinco artistas comissionados, como Lidia Lisboa, Elidayana Alexandrino, Gustavo Nazareno, Helô Sanvoy e Rafael Bqueer.

    BIENALSUR – Signos na Paisagem 
    A mostra busca promover reflexões sobre a maneira como habitamos o mundo e como essa forma de habitar está modificando o planeta. A exposição apresenta artistas de diversas partes do globo criando formas de interagir artisticamente com um cenário natural que resiste, luta e renasce. Esta Bienal é organizada pela Universidade Pública da Argentina – UNTREF, e tem como um de seus propósitos contribuir, a partir de uma curadoria artística sul-americana, para a criação de uma nova cidadania cultural. A BIENALSUR – Signos na Paisagem reúne vídeos, fotografias em série, colagens digitais, instalações, pinturas sobre tela, entre outras linguagens. 

    Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura

    Sensorial Estúdio – Encruzilhar-se
    Todos os dias, exceto terças-feiras, das 10h às 18h. 1º andar do Prédio Histórico.  Classificação: Livre. 12 pessoas por hora.

    Oficina Integrada – Reparar o imaginário

    Segundas, quartas, quintas e sextas das 15h às 17h e sábado e domingos das 12h às 13h e 15h às 16h. 1º andar do Prédio Histórico. A partir de 5 anos. 6 pessoas por hora. ( Horários sujeitos a alterações, verifique as informações no site www.ccbb.com.br/sao-paulo/ccbb-educativo)

    Som em Cena – Afrossentidos
    Quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, exceto feriados, das 13h30 às 14h. Rotunda do Prédio Histórico. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas.


    Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes 
    Sábados e domingos das 15h às 16h. Mezanino do Prédio Histórico. Famílias com crianças de 0 a 3 anos. Até 15 pessoas. 

    Oficininha – Autorretratos  
    Sábados e domingos das 16h às 16h45. Mezanino do prédio histórico. Famílias com crianças de 4 a 7 anos. Até 15 pessoas. 

    Contação de histórias “Conto um Conto”
    Segundas, sextas, sábados e domingos das 14h às 15h. Mezanino do Prédio Histórico. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas.

    Mediação de leitura “Que Livro é esse?”
    Sábados e domingos, das 11h às 12h. Mezanino do Prédio Histórico. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas

    Ação Poética “InsPiraAção”
    Quintas, das 14h30 às 15h. Prédio Histórico e Prédio Anexo. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas.

    Visitas educativas – Agendadas
    Segundas , quintas e sextas das 9h30 às 10h30. Quartas das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. A partir de 7 anos. Até 45 pessoas por sessão.

    Visitas educativas – Espontâneas
    Segunda, quartas e quintas das 12h às 13h e das 17h às 18h, sextas das 12h às 13h, sábados e domingos das 17h às 18h. Prédio Histórico e Prédio Anexo. A partir de 7 anos. Até 15 pessoas por sessão. 

    Visitas educativas em Libras
    Sextas das 17h às 18h e domingos das 12h às 13h, (exceto feriados). Prédio Histórico e Prédio Anexo.
    A partir de 7 anos. Até 15 pessoas por sessão. 

    Programação Especial de Férias –  Visitas +  Atividade Educativa. 
    Segundas, quintas e sextas das 14h às 15h,  (exceto 22/01). Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. A partir de 7 anos. Até 45 pessoas por sessão.

    Serviço

    Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

    Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP  

    Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças 

    Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

    Informações: (11) 4297-0600

    Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

    Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. 

    Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

    Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

    bb.com.br/cultura

    instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | E-mail: ccbbsp@bb.com.br

    CCBB
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Iomere se prepara para uma noite inesquecível com Daniel Bonetto, Bruno e Barreto na Festa Julina

    11/07/2025

    Vigília de Jacó em Curitiba: Um Encontro de Avivamento no Sul do Brasil

    11/07/2025

    Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil 2025 abre as inscrições

    10/07/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • L’Oréal Paris anuncia Liniker como nova embaixadora da marca no Brasil
    • Estilista brasileiro Júlio César será homenageado em gala em Nova York
    • MEE lança menu de inverno com sukiyaki no Copacabana Palace
    • Gilberto Gil brilha no NYT com turnê de despedida TEMPO REI
    • Biografia de Roberto Marinho tem lançamento prestigiado no Leblon
    • Santa Teresa MGallery celebra Queda da Bastilha com sobremesa especial
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.