Seguindo com o seu Plano de Solidariedade contra a disseminação do coronavírus, a L’Oréal Brasil, em parceria com o Instituto Raoni e Instituto Lassus, realizou nova doação, de 13 mil unidades de álcool gel, aos povos indígenas Kayapós e também de outras oito etnias no Xingu, Mato Grosso, e Guaranis do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo.
“Como empresa número 1 de beleza no mundo, temos a responsabilidade de estar ao lado dos povos indígenas e de proteger a biodiversidade brasileira. As parcerias com os institutos Raoni e Lassus demonstram nosso apoio aos ‘guardiões das florestas’, não só no combate à disseminação da Covid-19, mas também ao respeito à Amazônia e à regeneração de seu ecossistema”, diz Maya Colombani, diretora de sustentabilidade da L’Oréal Brasil.
No norte do Mato Grosso, as doações foram feitas a nove diferentes etnias: Kayapó, Juruna, Panará, Trumai, Tapayuna, Apiaka, Munduruku, Kayabi e Terena, além de três CASAI’s (Casa de Saúde Indígena), localizadas em Colíder, Peixoto de Azevedo e Juara, que dão toda a assistência de enfermagem aos índios. As doações beneficiaram mais de 40 aldeias e 5.400 indígenas que vivem em situação de maior vulnerabilidade devido à pandemia de Covid-19.
Karina Paço, coordenadora de projetos do Instituto Raoni, comentou sobre a importância das doações: “Estamos enfrentando uma pandemia de uma proporção enorme e os indígenas são povos que necessitam de muitos cuidados. É a primeira vez que recebemos uma doação desse porte e de algo que não fazia parte do cotidiano deles, mas que já está fazendo toda a diferença na vida de cada um. Os indígenas ficaram muito gratos com o gesto e, inclusive, fizeram uma espécie de festa para receber os produtos”.
Outras doações de álcool gel foram feitas aos povos Guarani do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, que vivem em oito diferentes aldeias de três municípios: Cananéia, Iguape e Pariquera-Açu. As doações, feitas em parceria com o Instituto Lassus, possibilitaram ajudar cerca de 500 índios da região.
“As doações estão sendo de extrema importância para as aldeias Guaranis, pois produtos de higiene, que são itens de primeira necessidade, são os mais escassos por lá. E, além de beneficiar os indígenas no combate à pandemia do coronavírus e outras doenças às quais estão sujeitos, essas doações trouxeram uma grande onda de esperança e otimismo, gerando um canal de comunicação muito forte. Para exemplificar, estamos pensando em novas alternativas para os indígenas fortalecerem ainda mais a sua cultura e trabalhando em um canal de comercialização, pela internet, do artesanato que produzem. Essa foi, sem dúvidas, uma das experiências mais lindas que já vivi. Ver cada rosto cheio de felicidade e esperança, especialmente em tempos tão difíceis, não tem preço. Nosso objetivo é justamente esse: poder unir pessoas, instituições e parceiros incríveis como a L’Oréal Brasil de forma a gerar soluções sustentáveis para que o povo indígena tenha uma vida digna”, diz Aly da Costa, presidente e fundadora do Instituto Lassus.
Outros milhares de indígenas em mais de 58 tribos e 245 vilarejos das regiões do Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Pernambuco já foram beneficiados por doações do Plano de Solidariedade, iniciadas no mês de maio, de mais de 32 mil unidades de álcool gel, produzidas na fábrica da L’Oréal Brasil em São Paulo e distribuídas em parceria com OPAN (Operação Amazônia Nativa), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Especial de Assistência à Saúde Indígena (SESAI) e Projeto Saúde e Alegria. Algumas comunidades indígenas mais afastadas ainda estão recebendo as doações por meio dos esforços estratégicos destes parceiros.
No total, o Plano de Solidariedade da L’Oréal Brasil que teve início em abril já doou mais de 800 mil unidades de álcool gel e produtos de higiene e cuidados pessoais que beneficiaram 240 mil famílias em mais de 270 comunidades no Brasil, incluindo populações quilombolas e 143 mil indígenas de mais de 58 tribos e 245 vilarejos do país. Profissionais de saúde em mais de 220 hospitais públicos e UPAs de 16 estados de Norte a Sul, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Pará, Pernambuco e Alagoas também receberam as doações.
Sobre a L’Oréal Brasil
A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com o seu portfólio internacional único de 36 marcas diversas e complementares, o Grupo L´Oréal gerou vendas no valor de 29,87 bilhões de euros em 2019 e emprega 88.000 pessoas em todo o mundo. Como a principal empresa de beleza do mundo, a L’Oréal está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, salões de beleza, varejo de viagem, varejo de marca e comércio eletrônico. Pesquisa e Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de quase 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender às aspirações de beleza em todo o mundo.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 19 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline NY, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, Redken, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Diesel, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Urban Decay e Cacharel.