Empresa doou absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Item básico para mulheres em idade reprodutiva, os absorventes higiênicos ainda são inacessíveis a 26% das adolescentes entre 15 e 17 anos no Brasil. Em 2014, a ONU reconheceu que o acesso feminino à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. Em 2020, a pandemia agravou ainda mais esse cenário para mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente as moradoras de rua. Com o objetivo de minimizar o impacto da falta de acesso ao item, aCarta Fabril– fabricante da marca Diana – doou centenas de absorventes em parceria com a ONGAbsorvendo Amor. A entrega foi realizada em visita recente à Escola Municipal Assis Chateaubriand, em Vila Isabel. A ONG ajuda cerca de 500 mulheres por mês.

“A ONG sempre teve como objetivo ajudar as alunas das escolas públicas que não têm acesso a produtos de higiene íntima. Com todos os protocolos de segurança, adotamos a estratégia de levar as doações para a equipe da diretoria, que por sua vez distribuiu para as estudantes. A diretora de uma das escolas que ajudamos relatou que, todos os meses, tira dinheiro do bolso para ajudar suas alunas, pois elas não têm acesso a esses produtos. A falta de absorventes contribui para a evasão escolar. E isso tem que mudar”, explica Constanza Del Posso, fundadora da ONG.

Desde o início das doações, a ação da Carta Fabril ajudou a mais de 20 mil mulheres por meio de ONGs parceiras, entre elas, Fluxo Solidário, Menstruando sem Tabus, Unidas pelas Mulheres – Virginia Woolf, e Woman for Woman.