A primeira edição da FLITI – 1ª Feira Literária de Tiradentes aconteceu entre os dia 26 e 29 de novembro. O público teve acesso gratuito a bate-papos com renomados autores, conversas, saraus, contações de histórias, apresentações infantis, incluindo a apresentação da Banda Ramalho que fechou o evento. Ao longo dos quatro dias, a FLITI recebeu cerca de 3.500 visitantes, respeitando todos os protocolos de segurança do Programa Minas Consciente (https://www.mg.gov.br/minasconsciente).
A FLITI contou com uma extensa programação, presença de várias editoras e do Ônibus Biblioteca FLITI – um ônibus adaptado como uma biblioteca sobre rodas e com acervo de 2.000 livros.
Editoras como Quixote + DO, Editora Bem-te-vi, Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, Editora Melhoramentos, Editora Aquarius, Aletria e Editora Bambolê marcaram presença no evento. Nomes como Hildebrando Pontes, Claufe Rodrigues, Mano Melo, o escritor Ronaldo Simões Coelho, Rodrigo França, a jornalista e escritora Luciana Savaget, o escritor e ilustrador Guto Lins, Roger Mello e Adriana Lins, entre outros consolidaram a primeira edição da Feira Literária de Tiradentes.
Para a idealizadora da FLITI, Cristina Figueiredo da Korporativa, a feira literária foi um sucesso e valeu a pena todos os desafios enfrentados. “Foi um evento que incluiu todos os moradores de Tiradentes, divulgamos em todas as regiões e com muito empenho nas áreas mais carentes. A presença da população local foi muito importante para o nosso evento já que esse é um dos principais pilares da FLITI. Os próximos passos é a construção da 2ª edição. Já estamos no calendário oficial da cidade com data prevista para segunda quinzena de outubro de 2021”.
Socialmente comprometido, a FLITI teve acesso facilitado e prioritário para o público PNE e o público idoso teve horário prioritário, das 9 às 10h, de quinta a domingo. Vale ressaltar que crianças e adolescentes da rede pública de ensino tiveram atenção especial. “ A FLITI quer estimular a participação dos moradores de Tiradentes e cidades próximas com atividades para diversos públicos e faixas etárias”, complementa idealizadora Cristina Figueiredo.