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    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Moda»A moda e a Covid-19

    A moda e a Covid-19

    15/07/2020Nenhum comentário Moda
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    Suzy Okamoto

    O que esperar para o futuro?

    O mundo vive um momento delicado. Rotinas domésticas e de trabalho 
    foram alteradas em prol da contenção da pandemia. O universo da Moda 
    foi o primeiro a dar sinais de mudanças de comportamento. Como 
    reinventar-se diante de uma pandemia que hoje nos assola? Como os 
    eventos relacionados a este mercado acontecerão? E os desfiles?

    Segundo Suzy Okamoto, coordenadora do curso de Tecnologia em Design de 
    Moda da FAM (Centro Universitário das Américas) a moda seguirá como 
    sempre, como uma bússola do espírito do tempo. Historicamente as 
    Guerras e períodos de recessão mudaram nossos hábitos de consumo e com 
    a pandemia não será diferente. A grande diferença é que hoje o 
    espírito do tempo não fala somente de questões econômicas, mas também 
    de questões ambientais e sociais.

    O conceito de sustentabilidade deve definitivamente sair da teoria 
    para uma prática efetiva: consumo reduzido, rastreamento da cadeia 
    produtiva, relações mais afetivas com as roupas que implicam em 
    durabilidade e adequação. Um exemplo é a constante veiculação de 
    imagens de pessoas vestindo uma roupa mais confortável nas mídias 
    sociais.

    “Em parte, porque estamos em isolamento social e em outra porque o 
    fetiche de um objeto apenas como aparato mercadológico e de ostentação 
    não faz mais sentido quando vivemos uma distopia só vista 
    anteriormente em filmes de ficção científica. Desafios de 
    sobrevivência estão colocados e dizem respeito às estratégias e 
    responsabilidades que a indústria da moda assumirá diante da crise”, 
    afirma Suzy Okamoto.

    A revista Vogue Itália trouxe uma capa branca em abril, muitas marcas 
    importantes como a Gucci já anunciaram que farão somente um desfile 
    por ano e há uma profusão de desfiles virtuais sem modelos e sem 
    passarelas. Há um clima de incerteza, mas quem acolher a incerteza 
    escreverá um ponto de inflexão importante na história da moda e da 
    cultura.

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