A estação do ano que é sinônimo de praia, sol e roupas leves também remete à superexposição da pele e a um assunto que é quase unanimidade nesta época: proteção solar. A recomendação mais comum, e que já virou obrigatoriedade, é a do uso constante – quase frenético – dos fotoprotetores comuns. Porém, os filtros solares podem ser bastante prejudiciais à saúde, é o que alerta a pós-graduada em Saúde Quântica e mestranda em Engenharia Biomédica Dra. Caroline Lamin El Saman.
Um dos grandes problemas da atualidade é a ideia de que o sol é um grande inimigo, o outro é o uso indiscriminado de filtros solares com fórmulas repletas de agentes nocivos à saúde, como parabenos e disruptores endócrinos. A especialista afirma que a grande maioria dos protetores solar contém ingredientes tóxicos e cancerígenos, além de bloquear a radiação ultravioleta (UVB), que gera a vitamina D no nosso organismo.
Dessa forma, como fazer uma proteção segura para a pele e garantir nosso rejuvenescimento saudável? “O fato de muitos protetores estarem cheios de químicas nocivas não justifica tomarmos sol de maneira inconsequente. Meu objetivo é alertar sobre o uso consciente da proteção solar visando tanto a nossa saúde quanto a beleza da nossa pele, e a saúde do nosso planeta. A primeira coisa que devemos estar cientes é que o sol não é o vilão dessa história. Entender que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, também é fundamental para garantir a sua saúde e uma pele bonita” afirma a Dra. Caroline Saman.
Sol e Cancer de Pele
A pesquisadora e dermatologista, Dra. Sarita Martins, estudou indivíduos de uma colônia de pescadores de Recife. Estes pescadores estavam constantemente em contato com a luz solar, e ainda numa região em que a incidência solar é bem “generosa”. Suas conclusões levaram ao seguinte resultado: o sol não apenas não induz ao câncer de pele, como também parece incrementar uma proteção contra esse câncer.
Um outro exemplo, é o Dr. A. Bernard Ackerman, dermatologista, uma das maiores autoridades em câncer de pele. É chefe de um dos mais importantes centros de pesquisa e tratamento em dermatologia, tendo mais de 100.000 atendimentos já realizados, e publicado mais de 600 artigos de pesquisa, além de inúmeros prêmios de distinção, incluindo o de personalidade do ano pela American Academy of Dermatology. O dr. Ackerman é enfático em contradizer alguns dos pontos mais dogmáticos e geralmente aceitos pelos médicos e público em geral:
1) Não há ligação entre luz solar e melanoma;
2) Não acredita que as queimaduras solares necessariamente causem câncer de pele;
3) Não acredita que o protetor solar possa proteger a pele contra o câncer de pele, especialmente o melanoma.
Saiba mais sobre a Dra Caroline Lamin El Saman
Dra Caroline Lamin El Saman é fonoaudióloga, especialista em Motricidade Orofacial e Estética, master em Terapia Biomolecular, pós-graduada em Saúde Quântica e mestranda em Engenharia Biomédica. Carol é criadora do Método de Rejuvenescimento Quântico, um método totalmente natural baseado na Física Quântica e em exercícios faciais, terapias milenares e outros protocolos, sempre com foco no rejuvenescimento natural.
Autora do livro Rejuvenescimento quântico: a fonte da juventude em suas mãos, lançado este ano de 2019 durante o último Congresso de Saúde e Terapia Quântica, a especialista já palestrou em Congressos Nacionais e Internacionais e é colunista de sites e revistas especializadas em terapias alternativas. Caroline Saman também criou dois cursos online voltados para o Rejuvenescimento Quântico, o Natural Face e o 7 Passos para um Rejuvenescimento Quântico, disponíveis em seu site.