Alex Ferraz

Redes sociais são as ferramentas eletrônicas mais utilizadas no relacionamento com clientes pelo comércio

Pesquisa
da Fecomércio RJ aponta que 60% do comércio fluminense usa a internet
para se relacionar com os clientes. Facebook, WhatsApp e Instagram são
as redes sociais mais usadas
Pesquisa
realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), realizada em estabelecimentos
comerciais de todo o estado, mostra que 60% das empresas pesquisadas têm
algum tipo de canal de relacionamento com o cliente pela internet. O
percentual chega a 85% nos médios e grandes comércios.
De
acordo com o levantamento, as redes sociais mais usadas são o Facebook,
WhatsApp e Instagram. A pesquisa mostra que o comércio varejista vem se
adaptando às mudanças de hábito dos consumidores. A apuração foi feita
com aproximadamente 2 mil estabelecimentos do comércio varejista de todo
o Estado do Rio.

Entre
os comerciantes que utilizam alguma ferramenta no negócio, a maior
parte (53%) tem perfil no Facebook. Em seguida, 32% dos entrevistados
disseram usar e-mail ou website (32% cada). O aplicativo de mensagens
WhatsApp foi citado por 31% dos empresários como canal de relacionamento
com os clientes. Já o Instagram, teve 20% de citações. Neste item, os
entrevistados podiam citar mais de um canal.

Para
95% dos entrevistados, a utilização destas ferramentas eletrônicas é
importante para o desenvolvimento do seu negócio (50% consideram muito
importante e 45%, importante). Para apenas 5% não houve diferença ou não
souberam mensurar. Entre as médias e grandes empresas do comércio o
percentual de importância chega a 98%. A maioria dos comerciantes (35%)
disse que usa canais online há mais de cinco anos, e 15% afirmou usar há
menos de um ano. 

Dentre
as principais finalidades do uso das ferramentas, 52% responderam ser
para divulgação. Já para 32% dos entrevistados a finalidade vender algum
produto. Para este grupo, 49% realizam contato pós-venda com o cliente
via canais eletrônicos.

Entre
os estabelecimentos que não possuem canais de relacionamento
eletrônico, 12% afirmaram não ter verba para este fim, seguido daqueles
que afirmaram não considerar o custo-benefício atraente e não ser
importante estar na internet (7% cada), além de 5% que disseram não ter
conhecimento técnico para adotar estas tecnologias.

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