Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, 15 de setembro 2025
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Economia
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Esportes
      • Famosos
      • INTERNACIONAL
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
      • Mídia Kit
    Alex Ferraz
    Home»Notícias»Redes sociais são as ferramentas eletrônicas mais utilizadas no relacionamento com clientes pelo comércio

    Redes sociais são as ferramentas eletrônicas mais utilizadas no relacionamento com clientes pelo comércio

    12/02/2019Updated:19/08/2019Nenhum comentário Notícias
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Pesquisa
    da Fecomércio RJ aponta que 60% do comércio fluminense usa a internet
    para se relacionar com os clientes. Facebook, WhatsApp e Instagram são
    as redes sociais mais usadas
    Pesquisa
    realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
    Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), realizada em estabelecimentos
    comerciais de todo o estado, mostra que 60% das empresas pesquisadas têm
    algum tipo de canal de relacionamento com o cliente pela internet. O
    percentual chega a 85% nos médios e grandes comércios.
    De
    acordo com o levantamento, as redes sociais mais usadas são o Facebook,
    WhatsApp e Instagram. A pesquisa mostra que o comércio varejista vem se
    adaptando às mudanças de hábito dos consumidores. A apuração foi feita
    com aproximadamente 2 mil estabelecimentos do comércio varejista de todo
    o Estado do Rio.

    Entre
    os comerciantes que utilizam alguma ferramenta no negócio, a maior
    parte (53%) tem perfil no Facebook. Em seguida, 32% dos entrevistados
    disseram usar e-mail ou website (32% cada). O aplicativo de mensagens
    WhatsApp foi citado por 31% dos empresários como canal de relacionamento
    com os clientes. Já o Instagram, teve 20% de citações. Neste item, os
    entrevistados podiam citar mais de um canal.

    Para
    95% dos entrevistados, a utilização destas ferramentas eletrônicas é
    importante para o desenvolvimento do seu negócio (50% consideram muito
    importante e 45%, importante). Para apenas 5% não houve diferença ou não
    souberam mensurar. Entre as médias e grandes empresas do comércio o
    percentual de importância chega a 98%. A maioria dos comerciantes (35%)
    disse que usa canais online há mais de cinco anos, e 15% afirmou usar há
    menos de um ano. 

    Dentre
    as principais finalidades do uso das ferramentas, 52% responderam ser
    para divulgação. Já para 32% dos entrevistados a finalidade vender algum
    produto. Para este grupo, 49% realizam contato pós-venda com o cliente
    via canais eletrônicos.

    Entre
    os estabelecimentos que não possuem canais de relacionamento
    eletrônico, 12% afirmaram não ter verba para este fim, seguido daqueles
    que afirmaram não considerar o custo-benefício atraente e não ser
    importante estar na internet (7% cada), além de 5% que disseram não ter
    conhecimento técnico para adotar estas tecnologias.

    Notícias
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    CeeLo Green emociona no The Town com lançamento global de “We Want You Girl” e homenagem ao Brasil

    15/09/2025

    Pré-Save disponível: MC Guimê e Gabi Suarez lançam Lovezin na Laje

    15/09/2025

    Inteligência Artificial Generativa transforma a prática jurídica e inspira nova pós-graduação

    15/09/2025

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    • CeeLo Green emociona no The Town com lançamento global de “We Want You Girl” e homenagem ao Brasil
    • Pré-Save disponível: MC Guimê e Gabi Suarez lançam Lovezin na Laje
    • Inteligência Artificial Generativa transforma a prática jurídica e inspira nova pós-graduação
    • “Empacotado”: Meu Funeral aposta em experimentação e ironia em novo álbum
    • Alex Jandovi transforma inquietação em música no single “Só Deus Sabe”, lançamento da Marã Música
    • Névula lança “Recomeço”, primeiro single de nova fase, pela Marã Música
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2025 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.