Eleita a melhor festa de 2013 pelo prêmio Noite Rio, a Jazz Ahead volta ao Clube dos Macacos, no Horto, sábado (16.08), às 22h. O guitarrista Ricardo Silveira e o Quinteto Nuclear serão as atrações especiais da noite, que contará também com a participação doDJ Gustavo MM e o VJ Nelson Porto. Juntos, eles farão uma homenagem a Wes Montgomery, um dos mais influentes guitarristas de jazz.

No palco, a Jazz Ahead vai apresentar um clássico dos anos 50, o órgão Hammond. Em conjunto com guitarra e bateria, o instrumento musical compõe o famoso Organ Trio – junção popular nos álbuns que Wes gravou com o organista Jimmy Smith. Para abrilhantar ainda mais a noite, Ricardo Silveira recria essa atmosfera ao lado da organista canadense Vanessa Rodrigues e do baterista Renato Massa.

Com seguidores declarados como os músicos americanos George Benson e Pat Metheny, Wes Montgomery desenvolveu um estilo próprio que se tornaria sua marca registrada, como o dedilhado com o polegar e a maneira de tocar em oitavas. Sua extrema liberdade e fluidez no instrumento chamaram a atenção de renomados artistas como Cannonball Adderley, já homenageado pela Jazz Ahead. Em 1960, Montgomery foi consagrado com o prêmio “New Star”, como músico revelação da revista Down Beat.

​Não é a toa que o Ricardo Silveira foi escolhido para essa homenagem. Um dos mais importantes guitarristas do Brasil, Silveira já fizera um tributo ao seu guitarrista favorito, declarado pelo próprio em 2002, no CCBB. Por anos Ricardo ​tocou em Nova Iorque com Herbie Mann, ​retornando ao Brasil para se aprofundar na música instrumental. Logo se tornou um dos mais requisitados músicos de estúdio, excursionando com Elis Regina, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil e Milton Nascimento, com quem co-escreveu e fez o arranjo da música “Portal da Cor”. Sua carreira internacional deslanchou nos Estados Unidos quando assinou com o selo Verve Forecast, da Polygram. Ao longo desses anos de trabalho, Ricardo gravou “Long Distance”, “Sky Light”, “Amazon Secrets” e “Small World”.

Os jovens que formam o Quinteto Nuclear entram em cena com seus mais de 10 anos de experiência e um poder que parece ser antagônico: eles tanto surpreendem os ouvintes de jazz mais experientes como colocam os jovens para dançar. Tecnicamente seguros, eles mostram que a dedicação nos estudos de improvisações sobre temas de Hubbard, Monk e Coltrane lhes fizeram atingir consistência e criatividade em seus processos, sejam eles espontâneos ou não.

Já o DJ Gustavo MM traz a perfeita mistura de jazz / nu jazz com o pé no groove em todas as suas formas: Afro Beat, Soul, Funk… O nu jazz promete ser um dos destaques por ser um tipo de jazz feito para a pista e que mistura elementos do jazz tradicional com texturas da música eletrônica e improvisos, incluindo ritmos quebrados e harmonias jazzísticas.

O visual fica por conta do VJ Nelson Porto que vai apresentar um Live Painting inédito durante a festa, além do seu trabalho com apresentação de sequências de fotos em vídeos, criando curtas-metragens e loops experimentais com projeções mixadas ao vivo.

JAZZ AHEAD