A fiação artesanal de seda O Casulo Feliz, sediada na cidade paranaense de Maringá, acaba de lançar novas cores do jeans de seda que produz, com exclusividade, no Brasil. O novo tecido, 100% sustentável, composto de 50% seda e 50% algodão vem nas cores dourado acobreado, três tons de azul, verde militar e preto.
“A escolha da seda utilizada nesta coleção de jeans se justifica por vários fatores: a seda é tão resistente quanto um fio de aço de mesmo tamanho e gramatura; seu brilho perolado tem a capacidade de dispersar a luz; a absorção de umidade ajuda na eliminação de boa parte da transpiração, mantendo uma sensação de frescor em dias quentes; não irrita a pele; absorve os raios ultravioletas; e , se queimado, não emite gases tóxico”, explica Glicínia Setenareski, designer e diretora de O Casulo Feliz.
A empresa utiliza um processo revolucionário tecnologicamente, que dispensa lavanderia e amaciamento. O produto foi feito em parceria com o Senai e o Sesi nacional.
“Por não utilizarmos lavanderia e amaciamento, contribuímos ainda mais com o meio ambiente ao não dispensar produtos químicos na natureza e economizar, pelo menos, 80 de litros de água por peça lavada”, ressalta Glicínia.
O jeans de seda é leve, macio, confortável e tem uma característica única: o visual com tons de prata acentuado. Importantes grifes do Brasil e do exterior já demonstraram interesse em adquirir o tecido para usar em suas coleções.
Sobre O Casulo Feliz
A fiação artesanal O Casulo Feliz fica sediada em Maringá, no Paraná. é um excelente exemplo de indústria ambientalmente e socialmente responsável. Entre os principais clientes do Casulo estão Empório Beraldin, Vivienne Westwood, Osklen, Animale e Cantão.
A empresa trabalha com a chamada seda sustentável, produzida a partir de casulos rejeitados pelos cultivadores do bicho-da-seda na região conhecida como Vale da Seda, no Paraná. Os casulos rejeitados são levados para a fabricação de seda por meio, de certa forma artesanal, em pleno século XXI, por cerca de 70 funcionários, que utilizam, manualmente, máquinas de tecelagem, água de poço artesanal, água de captação da chuva, tinturas de folhas ( mangas, espinafre, erva-mate etc), cascas ( cerragem de eucalipto, pinhos etc), raízes ( cebola, açafrão etc), sementes ( urucum, índigo etc).
O Casulo Feliz fica localizado em um bairro carente de Maringá, onde os índices de violência e consumo de drogas (como o crack) são altos. Essa realidade foi um dos principais motivos para a criação da empresa, que busca, também, a inclusão social de moradores locais.
Prêmio IDEA BRASIL 2012
O projeto “Sarja Sedapet – Qualidade e Sustentabilidade”, iniciativa do Senai Centro de Tecnologia de Maringá (CTM), em parceria com a fiação artesanal O Casulo Feliz, também de Maringá, levou, em setembro passado, o Prêmio Prata da categoria Têxtil-Tecido do IDEA BRASIL 2012.