Avaliação de desempenho humano
aborda a avaliação de desempenho de pessoas nas organizações, desde a
sua utilização pelos jesuítas até as tendências atuais. Terceiro volume
da coleção Gestão de RH, lançada pela Campus/Elsevier, o livro apresenta
o modelo de gestão de pessoas articulado por competências, as variáveis
que influenciam o desempenho humano, bem como os diversos atores neste
tipo de avaliação.
aborda a avaliação de desempenho de pessoas nas organizações, desde a
sua utilização pelos jesuítas até as tendências atuais. Terceiro volume
da coleção Gestão de RH, lançada pela Campus/Elsevier, o livro apresenta
o modelo de gestão de pessoas articulado por competências, as variáveis
que influenciam o desempenho humano, bem como os diversos atores neste
tipo de avaliação.
Baseados
na experiência, os autores explicam como as organizações que desejam
manter-se competitivas necessitam fundamentar-se na valorização do ser
humano, do seu trabalho, de sua inteligência aplicada e na geração de
conhecimento organizacional advinda da inter-relação
pessoas/saber/organização.
na experiência, os autores explicam como as organizações que desejam
manter-se competitivas necessitam fundamentar-se na valorização do ser
humano, do seu trabalho, de sua inteligência aplicada e na geração de
conhecimento organizacional advinda da inter-relação
pessoas/saber/organização.
As
pessoas formam uma parte dos ativos intangíveis das organizações e o
sucesso destas será o resultado do investimento e do gerenciamento
correto desses ativos. A transformação organizacional só se efetiva com
as pessoas e por meio do envolvimento e do comprometimento destas;
assim, a cultura da organização que deseja manter-se competitiva deve
fundamentar-se na valorização do ser humano, de seu trabalho, de sua
inteligência aplicada e na geração de conhecimento organizacional
advinda da inter-relação pessoas/saber/organização.
pessoas formam uma parte dos ativos intangíveis das organizações e o
sucesso destas será o resultado do investimento e do gerenciamento
correto desses ativos. A transformação organizacional só se efetiva com
as pessoas e por meio do envolvimento e do comprometimento destas;
assim, a cultura da organização que deseja manter-se competitiva deve
fundamentar-se na valorização do ser humano, de seu trabalho, de sua
inteligência aplicada e na geração de conhecimento organizacional
advinda da inter-relação pessoas/saber/organização.
Nesse
contexto, o modelo de gestão de pessoas articulado por competências
oferece uma importante contribuição para o aperfeiçoamento do modelo de
gestão de desempenho de pessoas, indo além da medição do nível de
proficiência atingido e apresentando a importância
de acompanhá-las na aplicação efetiva de suas competências para que
possam atingir os objetivos das organizações, assim como os seus
próprios objetivos, o seu desenvolvimento e a sua empregabilidade.
contexto, o modelo de gestão de pessoas articulado por competências
oferece uma importante contribuição para o aperfeiçoamento do modelo de
gestão de desempenho de pessoas, indo além da medição do nível de
proficiência atingido e apresentando a importância
de acompanhá-las na aplicação efetiva de suas competências para que
possam atingir os objetivos das organizações, assim como os seus
próprios objetivos, o seu desenvolvimento e a sua empregabilidade.
“O
modelo de gestão de pessoas articulado por competências se firmou na
década de 1990, principalmente porque as empresas perceberam a
necessidade de investir nas pessoas (consideradas uma vantagem
competitiva) para lidar com a concorrência, e não somente por questões
que envolviam o sucesso do negócio em si, mas também pela competição por
talentos”, afirmam os autores.
modelo de gestão de pessoas articulado por competências se firmou na
década de 1990, principalmente porque as empresas perceberam a
necessidade de investir nas pessoas (consideradas uma vantagem
competitiva) para lidar com a concorrência, e não somente por questões
que envolviam o sucesso do negócio em si, mas também pela competição por
talentos”, afirmam os autores.
A
proposta da Coleção Gestão de RH é apresentar os principais temas da
área de maneira simples e direta, com conteúdo referenciado e linguagem
acessível para os estudantes de graduação e pós-graduação em gestão de
recursos humanos e para os profissionais atuantes na área.