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    Home»Notícias»Natura sai em busca de novas portas de venda na Internet

    Natura sai em busca de novas portas de venda na Internet

    05/09/2012Updated:19/08/2019Nenhum comentário Notícias
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    A Natura,
    tradicional na venda direta ao consumidor, já começa a estudar outras
    formas para comercializar seus produtos utilizando novas frentes no
    mundo eletrônico. A ideia não é substituir as consultoras, mas sim abrir
    todas as “portas” possíveis aos consumidores, segundo o copresidente do
    Conselho de Administração da empresa, Pedro Luiz Passos.
    “Todo o
    varejo mundial passa por uma grande transformação. A tecnologia da
    informação está derrubando os mitos e a indústria de cosméticos não vai
    ficar de fora disso”, explica o executivo, acrescentando que todos os
    canais de distribuição passarão por uma reformulação, introduzindo o
    componente tecnológico. “Inclusive a Natura”, diz. 


    Passos admite que
    a venda direta é muito forte em alguns aspectos, mas em outros “tem
    alguns gaps[falhas]”. A agilidade de serviço para o consumidor final,
    por exemplo, é citada por ele como uma conveniência da pronta entrega.
    “Nos Estados Unidos, vemos o que aconteceu com algumas cadeias de lojas
    que enfrentam forte competição do e-commerce, que vem comendo vários
    setores”, diz. Por isso, o executivo acredita que todos os canais de
    distribuição terão de passar por uma reformulação, introduzindo o
    componente tecnológico. “Se não fizer isso, não estará aqui para contar a
    história daqui a 10 anos”, diz. 


    Várias ideias estão em debate, mas a
    regra é não eliminar o papel das consultoras, um exército de mais de 1
    milhão de pessoas. Entre as possibilidades estudadas estão entregar o
    produto diretamente ao consumidor e capacitar as consultoras para que
    vendam pela Internet.
    No caso da entrega direta, a consultora
    continua a mostrar o catálogo de itens, anotar o pedido e enviar à
    empresa. Já a entrega do produto ao consumidor, hoje feita por ela,
    ficaria com a Natura. O que traria um complicador, segundo analistas do
    setor, porque hoje a consultora tem um papel logístico importante. 


    Mas,
    com a entrega ao consumidor, a Natura passaria a controlar um prazo
    sobre o qual não tem qualquer poder de decisão hoje. Por outro lado,
    tornaria a logística mais complexa, já que fragmenta as entregas,
    elevando os custos. Hoje uma consultora faz um pedido mínimo em torno de
    R$ 250 a R$ 300. 


    “Não queremos perder o contato com uma consultora,
    mas queremos oferecer a opção de poder comprar por outras formas. Se
    não fizer isso, o processo fica muito travado. Como também quem tem loja
    vai ter que ter o e-commerce”, acrescenta Passos. Segundo ele, há
    momento em que o consumidor quer ir à loja experimentar o produto, mas
    há outros em que quer simplesmente comprar pela Internet. 


    “Mas tudo
    isso sem perder uma coisa fundamental, que é o relacionamento da
    consultora com a cliente e o componente do empreendedorismo”, afirma. O
    executivo, porém, admite que as vendedoras terão de contar com novos
    recursos para se relacionar com o consumidor final.
    “O varejo todo
    está sendo desmontado no mundo. Barnes & Noble quebrou nos EUA, Best
    Buy está sofrendo com a entrada da Amazon no e-commerce”, diz Passos,
    acrescentando que manter uma grande loja de departamento é muito caro e
    não se consegue competir com os preços de outros canais. “Até ontem
    Walmart era tido com um benchmark em tecnologia de suprimentos, agora
    está investindo uma fábula para fazer o melhor relacionamento com o
    consumidor final, através de tecnologia. 

    Antes ele era bom porque
    comprava barato e vendia barato e tinha produto disponível, com giro
    alto de estoques. Agora, o consumidor final tem poder absoluto. Ele
    entra na loja, experimenta, consulta preços da loja e dos concorrentes
    pelo celular e até compra do rival e manda entregar em casa. É uma
    transformação e isso é até gostoso de acompanhar”, completa.

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