Depois de Nova York, Londres e Paris, o Shopping JK Iguatemi,
localizado na zona sul de São Paulo, foi o primeiro espaço do Brasil a
receber a Zara com o novo conceito ecoeficiente, que deve nortear os
próximos lançamentos de lojas da rede. A iniciativa faz parte do
programa Inditex Sustentável 2011-2015, criado pelo grupo ao qual a
marca pertence. O objetivo do programa é reduzir as emissões de carbono
de suas lojas, economizar água e energia através de sistemas de
iluminação de LED, por exemplo, e adotar práticas que causem menos
impacto no meio ambiente. Seguindo à risca o conceito ecoeficiente, o
piso da nova loja, que tem 1,3 mil m², foi feito com sobras de concreto.


Gucci e Louis Vuitton também estão atentas às necessidades do planeta. A
grife italiana, em parceria com a Rainforest Action Network, deixou de
usar papel proveniente de florestas e plantações da Indonésia com o
objetivo de reduzir a emissão de carbono e, claro, de provar que moda e
sustentabilidade podem caminhar lado a lado. Já a Louis Vuitton mantém a
sua própria floresta, a Louis Vuitton Forest, em Komoro, no Japão.
Enquanto a organização More Trees trata de plantar nos 104 hectares do
local, a grife francesa financia o trabalho. 



Aqui no Brasil é a Osklen quem une moda e consciência ambiental. Todas
as peças da marca têm design inovador e são confeccionadas a partir de
materiais orgânicos ou reciclados, sem causar impactos ambientais. A fim
de promover o desenvolvimento sustentável no Brasil, a marca também
criou o Instituto-e. Com um consumidor cada vez mais preocupado com a
preservação do meio ambiente, a tendência é que outras grifes se juntem a
esse grupo ecoeficiente. Bom para a moda, melhor ainda para o planeta.