O grupo de cosméticos japonês Shiseido importa tudo o que vende no
Brasil, mas o presidente, Hideld Okada, tem planos ambiciosos: crescer
60% em 2012e mais 100% em 2013. O grupo de
cosméticos japonês Shiseido cresce a urna média de 11% ao ano no Brasil
desde 2005.

Agora pretende dar um salto: ampliar em 60% o seu faturamento no pais em
2012, e mais 100% em 2013. Ocomando da companhia acredita que isso será
possível graças ao inicio da operação de duas novas marcas, Nars e Bare
Minerais.

A estratégia da multinacional, que teve receita liquida de 682,4 bilhões
de ienes (cerca de US$ 8,5 bilhões ) no mundo em 2011, é reforçar a sua
penetração no mercado brasileiro de maquiagem. Por enquanto, mais da
metade do faturamento da companhia no país vem das linhas de tratamento
para peie, incluindo proteção solar.

Listada na bolsa de valores de Tóquio, a companhia fincou sua bandeira
no Brasil em 1995, logo após a abertura comercial que acompanhou o Plano
Real. Em 2001, inaugurou um escritório e, até hoje, continua importando
tudo o que vende por aqui. Hideki Okada, presidente da Shiseido no
pais, diz que com o dólar cotado entre R$ 1,8 e R$ 2,2, a empresa opera
numa zona de conforto e que não precisa alterar o preço dos seus
produtos para o consumidor brasileiro.

A indústria local de maquiagem faturou RS 2,32 bilhões em 2011, em alta
de 7,4%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Novatas no mercado nacional, Nars e Bare Minerais são duas das mais de
vinte marcas do grupo japonês no mundo e, segundo Okada, não competem
diretamente com fabricantes locais, por terem um posicionamento mais
“premium”.

No Brasil, a Bare Minerais, que trabalha com produtos
à base de minerais, contará com lojas pró prias, além de operar no
canal multimarcas.

As duas primeiras já foram inauguradas (nos shoppings Higienópolis e
Villa Lobos, em São Paulo) e mais quatro window.openão as portas ainda
este ano, todas em São Paulo. Para 2013, está prevista a entrada no Rio
de Janeiro e no Nordeste, com a abertura de 15a 20 lojas exclusivas. A
Nars, adquirida pela Shiseido há 12 anos, atende a um perfil de
consumidora “fashion” e terá sua venda exclusiva nas lojas da Sephora,
cuja primeira unidade no pais funcionará no Shopping JK Iguatemi, em São
Paulo.

Com tiquete médio estimado em R$ 115,a Nars tem posicionamento
semelhante ao da americana MAC, enquanto a principal marca do grupo, a
Shiseido, disputa mercado com as francesas Dior e Lancôme e tem tiquete
de consumo próximo a R$ 160.

Para Okada, ainda é difícil estimar qual será o tiquete da Bare Minerais
no Brasil, uma vez que a operação começou há pouco tempo. Mas adianta
que a marca, comprada pelo grupo em 2010 por US$ 1,8 bilhão, é mais
acessivel se comparadas a Nars e Shiseido. “Enquanto um batom da
Shiseido custa em média R$ 102 e o da marca Nars é vendido a R$ 83, o
batom da Bate Minerais pode ser comprado por R$ 68″, conta.

O executivo diz que a chegada da rede Sephora no Brasil abriu mais um
canal de vendas para a companhia, mas as perfumarias continuam sendo
estratégicas. É onde temos nossas consultoras de vendas e, portanto,
onde conseguimos fidelizar melhor os clientes”, explica.

Segundo Okada, hoje há mais de 150 pontos de vendas que vendem a marca
Shiseido no país, a maior parte perfumarias. Segundo a WWD Beauty Report
International, a Shiseido ocupava a quinta posição entre as maiores
empresas ele cosméticos do mundo, acima da Avon, sexto lugar do ranking,
em 2010. A japonesa fica atrás da L Oréal (primeira colocada), P&G,
Unilever e Estée Lauder.

Hideki Okada, presidente: com dólar cotado entre RS 1,8 e RS 2,2,a
Shiseido não precisa alterar seus preços no pais.

Fonte: Valor Econômico