O Código de Processo Penal brasileiro passou por inúmeras modificações desde que foi criado em 1941. Dentre as alterações, há a lei que estabelece novas regras para a prisão e restrições à prisão preventiva, além de prever 14 novos tipos de medidas cautelares, entre elas, o monitoramento eletrônico. Diante de tantas mudanças, o livro Processo Penal, lançado pela editora Campus/Elsevier, alia a teoria e a prática, com exemplos que facilitam a compreensão da matéria.

A obra, que pertence à Série Universitária da editora, é uma evolução da edição anterior, publicada sob o título de Direito Processual Penal, e traz várias informações atualizadas e alguns capítulos que não constavam na primeira publicação. O objetivo do autor é ajudar tanto os estudantes que estão tendo o primeiro contato com a matéria, quanto aos bacharéis que pretendem se preparar para exames e concursos públicos a memorizar o conteúdo.

Com linguagem acessível e forma direta de passar o conteúdo, o autor apresenta exemplos e se algum ponto se mostra controvertido são expostas diversas correntes com seus respectivos argumentos. Além disso, ele mostra questões de concursos públicos com gabarito oficial e breves comentários. O livro traz, ainda, esquemas gráficos para facilitar o estudo e material complementar disponível no site da editora