O Programa L’Oréal/Unesco para Mulheres na Ciência, realizado em parceria com a Unesco e, no Brasil, com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), está com as inscrições abertas. Em sua sétima edição brasileira, celebrada no ano da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o programa dará prioridade a estudos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, em suas vertentes econômica, ambiental e social. Esta foi uma decisão conjunta da L’Oréal Brasil, da Academia Brasileira de Ciências e da Unesco no Brasil para dar mais visibilidade a um tema tão fundamental para o futuro do planeta.

A premiação tem por objetivo incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro.

Podem se inscrever no programa cientistas das áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Cada profissional vencedora recebe bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil. Lançado em 2006, o programa já beneficiou ao todo 40 jovens cientistas no país, distribuindo mais de R$ 1 milhão em bolsas-auxílio.

Este ano, o júri será presidido pelo Prof. Jacob Palis Jr., também presidente da ABC, e contará com um especialista da Unesco, um da L´Oréal e oito pesquisadores indicados pela Academia Brasileira de Ciências.

A iniciativa de priorizar projetos com foco em sustentabilidade reflete uma realidade presente nos estudos inscritos ao longo dos sete anos do Prêmio no Brasil.