Ao longo do tempo, o mundo dos negócios sofreu mudanças drásticas, que trouxeram grandes alterações no conceito de estratégia. Muitos líderes continuam utilizando modelos antigos, no qual o principal objetivo é atingir a vantagem competitiva sustentável. É o que mostra o livro O Fim da Vantagem Competitiva, lançado pela editora Elsevier e escrito por Rita Gunther McGrath. Nesta obra, a autora afirma que essa noção de estratégia está cada vez mais irrelevante e que é hora de rever esse conceito.
Segundo a especialista, as organizações precisam aprender a construir um novo caminho para a vitória, identificando oportunidades rapidamente, explorando-as com decisão e partindo para a próxima antes mesmo de elas se esgotarem. O livro, também disponível no formato e-book, mostra como fazer isso com um novo conjunto de práticas fundamentadas na noção da vantagem competitiva transitória.
Neste título, Rita propõe um desligamento saudável, o equilíbrio entre a estabilidade e a agilidade, bem como a distribuição de recursos para impulsionar a competência. O livro também explica a mentalidade das empresas e da liderança diante das vantagens transitórias e como isso influencia a vida pessoal dos envolvidos nesse processo.
“As melhores empresas analisam os acontecimentos corajosamente, identificam como melhorar na próxima vez e seguem em frente. É um pouco como surfar numa onda: você pode cair feio, mas os melhores surfistas continuam tentando. O mesmo pode ser dito das melhores empresas. Elas passam de uma onda de vantagens competitivas para outra, tentando não ficar exauridas, sempre em busca da próxima onda”, explica a autora.
