Atrizes são novas embaixadoras da biofarmacêutica e falam com bom humor sobre prevenção do herpes zoster.
As atrizes Ingrid Guimarães e Mônica Martelli são as novas embaixadoras da GSK e protagonizam uma campanha de conscientização sobre o herpes zoster, também conhecido como cobreiro. A ação busca alertar especialmente o público acima dos 50 anos, grupo mais vulnerável à doença devido à queda natural da imunidade com a idade.
A campanha, que tem como slogan “Você não precisa ser o próximo a sentir essa dor”, destaca os principais sintomas, causas e formas de prevenção do herpes zoster de maneira leve e acessível. Com seu estilo característico de humor e empatia, as atrizes conversam com o público sobre um tema sério que pode afetar a rotina mesmo de pessoas aparentemente saudáveis.

“Queremos mostrar como o herpes zoster pode impactar a vida de quem ama viajar, sair, viver com intensidade. É uma doença que pode forçar uma pausa inesperada na rotina”, afirma Ingrid. Mônica completa: “A leveza com que a gente vive vem do cuidado com a saúde. Essa é a mensagem que queremos passar”.
De acordo com Rodrigo Favoni, Head de Vacinas da GSK Brasil, o objetivo é incentivar o diálogo entre médicos e pacientes sobre a vacinação preventiva contra o herpes zoster. “Hoje em dia, quem tem mais de 50 anos segue levando uma vida ativa e cheia de compromissos. Informar é parte fundamental da prevenção”, reforça.
O que é o herpes zoster?
O herpes zoster é causado pelo vírus varicela zoster, o mesmo da catapora. Após a infecção inicial, o vírus permanece latente no organismo e pode ser reativado em momentos de baixa imunidade, provocando dor intensa e erupções cutâneas unilaterais, geralmente ao longo do trajeto de um nervo.
A principal complicação é a neuralgia pós-herpética, que afeta até 30% dos pacientes e pode causar dores por meses ou até anos. Estudos também indicam que o herpes zoster pode aumentar em até 40% o risco de AVC após o quadro clínico. A vacinação é a principal forma de prevenção, especialmente para pessoas com mais de 50 anos ou com sistema imunológico comprometido.