Construção industrializada, sustentabilidade e inovação definem a participação da Saint-Gobain na centésima edição do ENIC, durante a FEICON 2025.
A Saint-Gobain, referência global em construção leve e sustentável, marca presença na histórica 100ª edição do ENIC (Encontro Internacional da Indústria da Construção), realizada de 8 a 11 de abril, durante a FEICON 2025, no São Paulo Expo. Em um ano simbólico, quando completa 360 anos de história, a empresa reafirma seu protagonismo ao apresentar soluções e tecnologias que apontam os caminhos para um setor mais eficiente, inteligente e com menor impacto ambiental.

No evento, a Saint-Gobain apresenta um estande institucional futurista, onde convida os visitantes a embarcarem em uma experiência interativa com foco em cidades inteligentes, tecnologia aplicada e desempenho sustentável. Uma das atrações é a instalação inédita “Se essa rua fosse minha”, que mostra como seria uma rua ideal, integrando conforto, eficiência energética e sustentabilidade.
A presença da companhia no ENIC 100 vai além do estande. A Saint-Gobain é patrocinadora oficial do Hub de Sustentabilidade e do Naming Room de Sustentabilidade, espaços que concentrarão debates essenciais sobre os avanços sustentáveis no setor. Neles, diversos painéis técnicos contarão com especialistas da empresa, como Pedro Taves, João Casari, Vinicius Araújo e Priscila Lage, discutindo temas que conectam construção, impacto social e descarbonização.
Construção leve é aposta para reduzir emissões
Durante o evento, a empresa destacará os benefícios da industrialização da construção, como o uso de sistemas modulares e pré-fabricados. Esses modelos reduzem em até 30% as emissões de CO₂, segundo estudos do setor, além de permitirem obras mais rápidas, com menos resíduos e maior eficiência energética.
Segundo Fabrício Moreira, Vice-Presidente Industrial da Saint-Gobain, “a adoção de sistemas construtivos leves melhora a sustentabilidade do setor, aumenta a produtividade e garante maior conforto térmico e acústico. Além disso, reduz o consumo de água, energia e a geração de resíduos nas obras.”
A companhia também reforça sua atuação com processos produtivos mais limpos, que priorizam energias renováveis e promovem a economia circular. Para Moreira, a sustentabilidade deve ser vista como um investimento essencial. “Não se trata de custo adicional. É um compromisso com o futuro do planeta e com a competitividade do setor”, afirma.
Saint-Gobain: 360 anos de impacto e inovação
Com presença em 80 países e mais de 161 mil colaboradores, a Saint-Gobain registrou vendas globais de €46,6 bilhões em 2024. No Brasil, a empresa opera com 58 fábricas, 67 lojas e mais de 12 mil colaboradores, oferecendo soluções que integram inovação, sustentabilidade e performance para as construções do presente e do futuro.
Em seu aniversário de 360 anos, a Saint-Gobain reforça o propósito que a guia: “Making the World a Better Home” – tornar o mundo um lugar melhor para se viver, por meio da construção de ambientes mais sustentáveis, saudáveis e confortáveis.
Mais informações: www.saint-gobain.com.br