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    12 Dicas para Evitar Fraudes no Carnaval: Proteja seu Negócio e suas Compras Online

    25/02/2025Nenhum comentário Economia
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    Portrait of beautiful young woman using her mobile phone in the street.

    Com a chegada do Carnaval, em março, cresce o volume de transações financeiras online e físicas com o uso de cartão de crédito/débito por aproximação e Pix, aumentando o risco para fraudes e golpes. Entre as situações mais comuns para empresas e consumidores estão clonagem de cartões, transações bancárias fraudulentas com roubo de dados online e sites falsos.

    Segundo Monisi Costa, diretora de Payments & Banking da Vindi, “as medidas de proteção são fundamentais tanto para empresas quanto para clientes. No online e no físico, é essencial redobrar o cuidado para evitar compartilhamento de dados em sites falsos ou pagamentos por aproximação sem consentimento.”

    Portrait of beautiful young woman using her mobile phone in the street.

    A especialista do Vindi, hub de soluções financeiras da LWSA, reuniu 12 dicas essenciais para as empresas protegerem seus e-commerces e para consumidores se prevenirem contra fraudes.

    Empresas: proteção para o e-commerce e clientes

    1. Utilize um sistema antifraude: é preciso ter um investimento cuidadoso em segurança. Utilize soluções com inteligência artificial para analisar comportamentos de compra e identificar transações suspeitas. 
    2. Tenha certificações de segurança: os certificados como SSL são importantes para criptografar os dados dos clientes, que desta forma ficam protegidos. Além disso, sites com “https” são mais confiáveis e transmitem segurança ao consumidor. 
    3. Evite redirecionar pagamentos: tenha um checkout simples e seguro, evitando redirecionamentos que podem expor os clientes a sites falsos. O checkout transparente, por exemplo, permite a conclusão da compra no mesmo ambiente, tornando-se mais seguro. 
    4. Monitore as transações: o monitoramento em tempo real é essencial para identificar possíveis fraudes como compras com padrões incomuns, como várias compras seguidas de valores elevados ou pedidos vindos de IPs suspeitos. 
    5. Políticas de pagamento e devolução: seu e-commerce precisa manter, em fácil acesso, uma página com informações claras sobre as políticas de trocas, devoluções e cancelamentos de pedidos pelo cliente. Dessa maneira, evitam disputas e fortalecem a confiança do consumidor. 
    • Esteja em conformidade com as normas de segurança: é imprescindível que seu e-commerce siga os regulamentos de segurança como o PCI-DSS, pois dessa forma, garante-se a proteção de dados financeiros dos clientes e evita-se penalidades e riscos reputacionais a sua empresa. 

    Consumidores: evite golpes e fraudes

    Já para os consumidores que vão curtir o Carnaval na rua ou em espaço fechado é preciso redobrar os cuidados com carteiras e celulares a fim de evitar furtos e uso indevidos de seus cartões e celular para pagamentos e transferências. 

    1. Cuidado na rua: evite o uso de celular e levar inúmeros meios de pagamento durante os blocos de ruas. Confira recibos e valores cobrados ao realizar pagamentos em maquininhas, além de tomar cuidado com pagamentos indevidos por aproximação do celular ou do cartão. Uma possibilidade é desabilitar essa opção de pagamento. 
    2. Furto / Perda: em caso de furto ou perda de cartões e celulares, contate seu banco e operadora do celular e bloqueie tudo imediatamente, além de registrar um boletim de ocorrência. 
    3. Se for comprar online: pesquise a reputação da loja, se a empresa possui CNPJ e canais de atendimento. Desconfie de ofertas muito atraentes e vantajosas com produtos a preços muito abaixo do mercado. Também vale consultar reclamações em sites como Reclame Aqui. 
    4. Senhas e acessos: utilize senhas fortes, bloqueie o celular e aplicativos, tenha verificações de dois fatores e outras medidas de segurança podem evitar uso indevido do seu celular e aplicativos, bem como troca de senhas por terceiros em posse de seu celular.
    5. Redes seguras, sites e links: evite realizar compras e transferências por Pix por meio de redes Wi-Fi públicas e sempre conte com dispositivos com antivírus atualizado. Verifique se o site ou link que vai acessar é seguro antes de inserir dados financeiros. Sites com domínio “https” e Selos de Segurança são mais confiáveis.

    Guarde comprovantes e acompanhe as transações: salvar ou imprimir os comprovantes das compras online é essencial, principalmente, se houver algum problema posteriormente. Além de manter esses comprovantes, monitore suas movimentações bancárias após realização de compras online para detectar possíveis cobranças indevidas.

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