Reforço da malha aérea, promoção internacional do estado e grandes eventos, como o show da popstar Shakira nesta terça (11), impulsionam o crescimento do turismo na cidade, especialmente entre os principais mercados emissores da América do Sul
O Rio de Janeiro vive um momento de retomada do turismo internacional, com um crescimento de 26,8% em 2024, o dobro da média nacional (12,6%) e acima do mercado internacional (11%), segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Esse movimento é impulsionado pelo reforço da conectividade aérea, o retorno do protagonismo do Aeroporto RIOGaleão e estratégias de promoção internacional do turismo do estado. Complementando esse cenário, a agenda cultural do Rio tem papel fundamental na atração de visitantes, com eventos de grande porte, como o aguardado show da popstar colombiana Shakira, agora no dia 11 de fevereiro, no Estádio Nilton Santos.
![](https://alexferraz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Lagune_fachada_noite_bx-1024x682.jpeg)
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR/RJ), o ano de 2024 fechou com 1,5 milhão de turistas internacionais, confirmando a projeção de ultrapassar a marca de 1,5 milhão e alcançar níveis semelhantes aos de 2014. Entre os principais mercados emissores, três são da América do Sul: Argentina (455.299 turistas), Chile (278.902) e Uruguai (56.623).
Esse crescimento reflete o impacto de mais estratégias de conectividade e marketing turístico. O destaque fica para o perfil de hospedagem escolhido: a Barra da Tijuca tem se consolidado como a região preferida dos turistas latinos. Para o show de Shakira, a operadora DMC Mais Brasil Viagens, do empresário Flávio Valle, está organizando o receptivo de quase 500 turistas latino-americanos, vindos principalmente de Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. “Cerca de 90% desses turistas optam por se hospedar na Barra da Tijuca, onde as tarifas hoteleiras podem ser até 30% mais acessíveis em comparação a bairros turísticos tradicionais, como Copacabana e Ipanema”, explica Flávio.
![](https://alexferraz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/shakira_1_divulgacao.jpeg)
Além dos preços competitivos, a região oferece praias mais tranquilas, infraestrutura moderna e uma ampla variedade de opções gastronômicas e de lazer. “Isso é ideal para um público que, em grande parte, já conhece os pontos turísticos clássicos do Rio e busca explorar novas perspectivas da cidade enquanto se prepara para o evento”, complementa o empresário.
E esse interesse crescente se reflete também na hotelaria local. No Lagune Barra Hotel, localizado no complexo do Riocentro, na Barra Olímpica, o público latino tem se tornado cada vez mais expressivo. Para esta alta temporada, o volume de room nights aumentou 113% em relação ao ano anterior. “Esse número pode ser ainda maior, considerando que alguns hóspedes têm dupla cidadania e podem apresentar um RG em vez do passaporte do seu país de origem”, destaca Fernando Amorim, gerente-geral do Lagune Barra Hotel.
Com o objetivo de fortalecer o turismo brasileiro na América Latina, o Lagune Barra Hotel participou da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2024, em Buenos Aires, e da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2024), em Assunção, representado pelo coordenador de vendas, Alexandre Rodrigues. “Vemos o mercado latino com um enorme potencial de crescimento. Participamos dessas feiras para entender melhor as preferências do público latino e posicionar o Lagune Barra Hotel como uma escolha de destaque”, ressalta Fernando.
Segundo Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO), os mercados latinos são fundamentais para o turismo carioca, com Argentina e Chile liderando historicamente a demanda. “Esse movimento crescente é muito bem-vindo, especialmente porque gera uma alta demanda por hotéis de 3 a 4 estrelas, que têm uma presença significativa na cidade”, afirma.