Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, 11 de fevereiro 2026
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    • Beleza
    • Carnaval
    • Cultura
    • Colunas
      • Resenha de Negócios
      • Danilo Rasquinho
    • Gastronomia
    • Moda
    • Social
    • Turismo
    • + MAIS
      • Economia
      • Esportes
      • Famosos
      • Internacional
      • Música
      • Negócios
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • TV
      • Mídia Kit
    Alex Ferraz
    Home»Filmes e Séries»Foz do Iguaçu recebe pré-estreia gratuita do aguardado filme “Documentário em Abismo” na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

    Foz do Iguaçu recebe pré-estreia gratuita do aguardado filme “Documentário em Abismo” na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

    27/01/2025Nenhum comentário Filmes e Séries
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Threads
    Seguir
    Facebook X (Twitter) Instagram Threads

    Com direção e roteiro de Camila Cohen e protagonizado por Josi Larger, filme usa narrativa sofisticada e intrigante para abordar questões existenciais e profissionais em meio ao caos enfrentado pela humanidade

    Será que somos os protagonistas das nossas próprias vidas ou peças de uma história maior? Esse é o ponto de partida do aguardado filme “Documentário em Abismo”, que fará sua pré-estreia aberta ao público no dia 28 de janeiro, terça-feira, às 20h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, no Centro.

    Com direção e roteiro de Camila Cohen, “Documentário em Abismo” mistura realidade e ficção em uma docuficção que utiliza o estilo de “Narrativa em Abismo” para explorar o vazio e as profundezas existenciais da condição humana. Por meio de uma narrativa dentro de outra narrativa, o filme faz uma alusão ao mundo cinematográfico e ao existencialismo humano, provocando reflexões sobre quem somos e qual é o nosso papel na teia da realidade.

    A produção mostra a rotina de preparação e os bastidores de um documentário realizado através da lei Aldir Blanc, “Desconstruindo Maria”, bem como de sua atriz, interpretada por Josi Larger, que precisa lidar com seus questionamentos existenciais e profissionais imersos na neurose em meio ao caos da pandemia de Covid-19.  

    – “Documentário em Abismo” é uma docuficção que usa o estilo de narrativa em abismo para fazer uma alusão ao vazio e abismo existencial das nossas vidas. Também mostramos os bastidores e dificuldades do meio audiovisual e a sensação de distopia provocada pela pandemia da Covid-19. Durante a pandemia, muitos tiveram aquela sensação de que estavam vivendo algo tão surreal, que parecia um sonho, uma distopia – conta a diretora e roteirista Camila Cohen.

    O projeto foi aprovado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

    Narrativa em abismo

    A “Narrativa em abismo” é uma técnica bastante utilizada na arte, seja no meio audiovisual, na literatura, ou na pintura. Essa ferramenta utiliza histórias ou imagens dentro delas próprias, ou melhor, são narrativas que contêm outras narrativas dentro de si. O termo original surgiu em francês “mise en abyme”, mas existem outros termos como “efeito Droste” ou “espelho infinito”. O universo de “Documentário em Abismo” mistura real com onírico em uma docuficção sobre o estilo de narrativa em abismo e o vazio existencial. 

    De acordo com a diretora, a ideia do filme surgiu com base em uma pesquisa sobre a “narrativa em abismo” em sites, entrevistas e conversas com artistas que usam esse artifício em suas obras. Filmes como “Sinédoque New York” e “Adaptação” utilizam este artifício em suas narrativas e serviram como referência para a construção do roteiro. Durante o levantamento, foi observado que não se fala muito desse tema, não há nenhum documentário sobre o assunto e poucos conhecem o termo. A possibilidade de criar um filme com essa peculiaridade aguçou a realizadora, uma vez que a narrativa em abismo permite explorar um aprofundamento do mundo narrativo através de diversas artes, inclusive o meio audiovisual.

    – Entramos em contato com o nosso eu de forma mais profunda, existencialista, e até neurótica. E a narrativa da vida? Será que nós somos nós mesmos, vivendo nossas próprias vidas, ou somos uma marionete dentro de uma história maior? Além de ser um filme de metacinema, “Documentário em Abismo” também é um filme que trata do existencialismo humano – destaca Camila Cohen.

    Serviço:

    Pré-Estreia do filme “Documentário em Abismo”

    Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – R. Benjamin Constant, 62 – Centro, Foz do Iguaçu – PR

    Quando: dia 28 de janeiro, terça-feira, às 20h

    Entrada franca 

    Redes sociais:

    Multiplot Filmes – https://www.instagram.com/multiplotfilmes/

    Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – https://www.instagram.com/culturalfoz/  

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Veja também...

    Novela “Beleza Fatal” estreia na TNT em março

    10/02/2026

    Boutique Filmes anuncia Encadeados, comédia romântica em Paris

    04/02/2026

    “Dona Beja” estreia na HBO Max com 5 episódios por semana

    02/02/2026

    Comments are closed.

    Últimas Notícias

    Itabuna viveu noite histórica com o sucesso da Caravana do Povo

    11/02/2026

    Homenageada com marchinha e ovacionada no desfile: Milene Gonzalez brilha como musa absoluta do carnaval

    10/02/2026

    Festa na Literatura no teatro Cândido Mendes

    10/02/2026

    Adriana Santos celebra a força feminina com look de barbante e látex assinado pelo maquiador Anderson Natio

    10/02/2026

    Hotéis Vilarejo transformam o verão em festa temática

    10/02/2026

    Office Connection lança prêmio cultural na Expo Revestir 2026

    10/02/2026
    Alex Ferraz
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn Threads
    © 2026 Alex Ferraz.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.