“Baby”, de Marcelo Caetano, “AS Polacas”, de João Jardim, “Os Afro-sambas: O Brasil de Baden e Vinicius”, de Emílio Domingos e “Malês”, de Antônio Pitanga são alguns destaques
O 4º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos, que acontece de 10 a 15 de dezembro, apresenta uma programação de cinema com filmes inéditos e premiados. Entre eles, o longa “Malês”, dirigido por Antonio Pitanga, que abre o festival no dia 10/12, terça, às 19h, no Sesc Vila Mariana. O filme retrata a Revolta dos Malês, maior insurreição de escravizados da história do Brasil, ocorrida em 1835, em Salvador, e conta com elenco estrelado por Camila Pitanga, Rocco Pitanga, Samira Carvalho, Patricia Pillar e o próprio diretor.
Outro destaque é o premiado “Baby”, vencedor de Melhor Ator na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024. O filme narra a trajetória de um jovem sem rumo nas ruas de São Paulo, que encontra novas formas de sustento ao se relacionar com um homem mais velho. Aclamado no Festival do Rio e no Festival MixBrasil, será exibido no dia 13/12, às 19h, no Cine Nave, no bairro do Cambuci.
O festival também promove a sessão especial de “As Polacas”, marcada para 14/12, às 11h, no Espaço Augusta, como parte do Clube do Professor. A trama acompanha a jornada de Rebeca, uma imigrante polonesa que busca refazer sua vida no Brasil, mas se depara com uma dura realidade no Rio de Janeiro. Premiado em festivais como Punta del Este e FESTin de Lisboa, o longa estreia comercialmente simultaneamente à sua exibição no festival.
Entre os documentários, o destaque é “Os Afro-sambas: O Brasil de Baden e Vinicius”, que estreia em São Paulo durante o evento. Dirigido por Emilio Domingos, o filme revisita a criação do icônico disco de 1966, trazendo relatos de participantes, críticos e familiares dos músicos, além de imagens de arquivo que celebram essa obra-prima da música brasileira.
Complementando a programação, o Cine Olido recebe, no dia 14/12 às 14h, uma sessão com seis curtas brasileiros abordando direitos humanos, enquanto outros oito curtas estarão disponíveis gratuitamente na plataforma Sesc Digital, de 10 a 22 de dezembro, ampliando o acesso à diversidade cultural do festival.
Com o tema “Entre Raízes e Horizontes”, a proposta desta edição é tratar das ligações entre o que nos define historicamente e as possibilidades de projetar o futuro.
O evento celebra os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecida em 10 de dezembro, e seu objetivo é divulgar e discutir, através de manifestações artísticas, as diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos.
O 4º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos é uma realização do Instituto Vladimir Herzog e da Criatura Audiovisual, o evento tem patrocínio da CAIXA.
serviço
4º DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos
10 a 15 de dezembro de 2024 (terça-feira a domingo)
gratuito
locais:
Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro 1000, Liberdade – São Paulo)
Centro MariAntonia da USP (rua Maria Antônia 294, Vila Buarque – São Paulo)
Cine Nave (rua José Bento 106, Cambuci – São Paulo)
Cine Olido (av. São João 473, Centro Histórico – São Paulo)
Cinemateca Brasileira (largo Sen. Raul Cardoso 207, Vila Clementino – São Paulo)
Espaço Augusta de Cinema (rua Augusta 1475, Consolação – São Paulo)
Ocupação 9 de Julho (rua Álvaro de Carvalho 427, Bela Vista – São Paulo)
Sesc Vila Mariana (rua Pelotas 141, Vila Mariana – São Paulo)