A cidade do Rio de Janeiro é um verdadeiro cartão postal do Brasil. Com pontos turísticos incríveis, o local é uma referência em turismo e costuma atrair milhões de pessoas ao redor do ano para a cidade.
Apesar de toda a estrutura oferecida aos visitantes, os moradores locais sofrem com algumas questões, como, por exemplo, o abandono na região central.
Por conta disso, nos últimos anos, o município resolveu investir pesado na zona portuária, como é conhecida a região central e começa a colher os frutos.
Terminal Municipal Gentileza
A principal obra é o Terminal Rodoviário Municipal do Rio de Janeiro. A obra custou mais de R$ 200 milhões e vai desafogar uma região importante da cidade. Durante as obras, o trânsito ficou pesado, mas certamente será um benefício importante ao morador da capital fluminense.
Revitalização
Como em todo processo de mudança da região, o centro do Rio de Janeiro começou a receber um investimento pesado do governo e com isso as construtoras resolveram agir para construir novos empreendimentos.
Ao passar no local é possível ver diversas propagandas e stands de venda das imobiliárias para atrair novos moradores. O grande chamativo é a facilidade por morar no centro do município, o que ajuda a dar vida a região e, de quebra, começa a trazer um público diferente.
Como é normal neste tipo de situação, o governo carioca apresentou algumas facilidades aos investidores, o que ajudou na hora de montar os projetos de revitalização e mudança de cara do centro.
Mudança da rotina
Antes mesmo de as obras ficarem prontas, a zona portuária já começa a dar frutos no lado comercial. Diversos cafés e restaurantes já foram inaugurados no local e o reflexo no bairro é nítido. Sendo assim, a expectativa é que novos serviços sejam abertos no futuro breve.
Estádio do Flamengo
O grande boom do local é o estádio do Flamengo. Acostumado a jogar ao longo da sua vida no Maracanã, o Fla entendeu que a expansão e mudança da zona portuária do Rio de Janeiro iria lhe entregar um terreno para montar a sua arena.
Sendo assim, o time mais popular da cidade deixaria de atuar na zona norte e seria mais um bônus da região central. Além de ajudar na infraestrutura da região, iria valorizar o metro quadrado dos arredores da sua nova casa.
Compra de imóveis
Como citamos acima, o processo de revitalização da zona portuária e a chance de construir o estádio do Flamengo só valoriza os imóveis na região. Atualmente, o valor do metro quadrado está em R$ 5.631 mil. Com as obras e transformações, o local será muito valorizado e os donos dos apartamentos no Rio de Janeiro serão beneficiados.
Nova Orla
Como tudo no Rio de Janeiro termina em praia, uma das obras previstas na zona portuária é uma nova orla na cidade. Com direito a praças flutuantes e temáticas, o local seria mais uma ótima oportunidade para aproveitar um cartão postal do Brasil.
Apesar de anunciar uma nova orla, neste projeto ainda não foram divulgados os valores dos custos e nem quanto será destinado para a iniciativa privada explorar o lugar. Também não existe uma previsão de início das obras.