Com a evolução acelerada da internet e a transformação dos hábitos de consumo de mídia, a rádio e os outros veículos tradicionais enfrentam o desafio de ajustar suas estratégias para alcançar as novas gerações e explorar o potencial das redes sociais de forma eficaz. Pensando nisso, a Rede Mix de Rádio já está se reinventando para cativar os jovens e alavancar sua presença nas redes sociais.” Identificamos a geração Z como uma potência emergente de consumidores”, afirma Marcos Vicca, diretor artístico da Rádio Mix.
Logo em 2011, a Rede Mix deu um salto inovador ao lançar o Z Festival, antecipando o poder da geração Z e trazendo ao Brasil artistas como Justin Bieber, The Wanted e Cobra Starship. Na época, a Globo, por sua vez, transmitiu o show de Bieber no Dia das Crianças.
Hoje, a rede transcende o áudio, investindo fortemente no audiovisual com transmissões ao vivo de grandes eventos como Rock in Rio, Lollapalooza e The Town. Com mais de cem mil inscritos no YouTube, a Mix tem apostado em conteúdo exclusivo e de alta qualidade, abrangendo versões acústicas, covers e entrevistas com artistas, além de investir em equipe, cenários, câmeras e iluminação.
De acordo com Marcos Vicca, as redes sociais se tornaram a espinha dorsal das estratégias da Rádio Mix. “No ambiente digital, buscamos criar relacionamentos profundos, não apenas audiência. Queremos construir relevância de marca e nos conectar com a audiência onde quer que ela esteja”, afirma. “O rádio hoje é mais que som; ele é visual. As pessoas veem nossos bastidores, os artistas no estúdio, o processo de tocar uma música”, acrescenta.
Para Dado Schneider, doutor em comunicação e especialista em geração Z, o caminho é falar a linguagem dos jovens. “Somente conhecendo bem a maneira de ser, pensar e agir desta geração é que poderemos utilizar a linguagem certa para atrair a atenção dela.”, reforça.
Segundo dados do Google de 2022, 40% da geração Z prefere realizar pesquisas no TikTok ou no Instagram. Esta geração valoriza velocidade, concisão e a autenticidade dos influenciadores, que conquistam sua confiança e credibilidade. Nesse cenário, o consumo de informação é disperso e muitas vezes incidental, nem sempre premeditado.
Vicca conta que de olho nesse cenário o TikTok dos vídeos de locutores de rádio estão ganhando popularidade, personificando as vozes familiares, o stand da Mix no The Town foi projetado para ser um marco visual, aumentando a percepção de marca e criando um ponto de contato intenso entre a rádio e o público. ”Estratégias focadas em música e curadoria são cruciais em uma era onde o streaming domina, com plataformas como Spotify, Deezer e outras liderando o mercado”, finaliza.
Sobre a Rede MIX FM
No ar há mais de 25 anos, a Rede Mix FM pertence ao Grupo Mix de Comunicação, que atualmente conta com uma rede de 50 emissoras afiliadas em todo o Brasil, cobrindo mais de 700 cidades, em 20 estados, com público potencial de mais de 12 milhões de pessoas. Produtora também de conteúdo digital, produz mais de 20 Podcasts originais com conteúdos que vão de entretenimento a notícias.
O app da Rede Mix tem mais de 2 milhões de downloads, com 5 milhões mensais de plays e 50 mil usuários simultâneos, das 08 às 19 horas. Segundo a Triton Digital, a empresa líder global em aferição de áudio streaming, a Rádio Mix ocupa o primeiro lugar no ranking de audiência digital.
Referência em grandes shows e festivais que acontecem no país, realiza ativações notáveis no Rock in Rio, Lollapalooza, Primavera Sound e The Town, além de projetos proprietários com experiências únicas como o Avião da Mix, o Navio da Mix e o projeto Álbuns Clássicos.
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