A fim de reforçar seu compromisso com a diversidade e inclusão para criar a beleza que move o mundo, marcas do Grupo L’Oréal no Brasil se farão presentes na programação dedicada ao Orgulho LGBTQIAPN+, nos próximos dias. L’Oréal Paris, Yves Saint Laurent e Kérastase mobilizaram suas causas de marca para promover discussões sobre o combate ao assédio nas ruas, bem como a identificação de relacionamentos abusivos e empoderamento de todos que se identificam com a feminilidade.
Stand UP, de L’Oréal Paris
O Stand UP é um programa global de L’Oréal Paris, marca feminina e feminista, que tem o propósito de incentivar o empoderamento de mulheres em diversas vertentes. Ele oferece orientações práticas para que as mulheres saibam como se defender em situações de assédio em espaços públicos. Além disso, o programa conta com um treinamento para todas as pessoas que queiram aprender a intervir de forma segura quando testemunharem situações de assédio. Desenvolvido pela ONG global ‘Right to Be’, o curso é curto e baseado na metodologia 5Ds – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar.
No Brasil, o treinamento é realizado pela ONG, Cruzando Histórias, ONG criada por Bia Diniz e que promove o acolhimento e a valorização das mulheres. Ele pode ser feito de forma presencial e online. Mais de 100 empresas ja aderiram ao projeto, o treinamento é gratuito e pode ser solcitado nos canais: parceria@cruzandohistorias.org / Link
Na feira, o treinamento será disponibilizado para todos os presentes de forma online.

Abuso Não é Amor, de Yves Saint Laurent Beauty
Em 2023, a marca lançou no Brasil o programa global Abuso Não é Amor, que visa prevenir e ajudar a combater a violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI). Segundo pesquisa da OMS, a violência por parceiro íntimo (VPI) continua sendo uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres, com quase 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo sofrendo VPI e/ou violência sexual pelo menos uma vez na vida. Além disso, em 2023 a marca encomendou uma pesquisa global focada no público LGBT+, de modo a entender como a VPI afeta casais homoafetivos e qual o seu impacto. Abaixo os principais destaques:
- 31% dos respondentes afirmam que foram vítimas de VPI em seu relacionamento;
- 55% dos respondentes concordam com a afirmação que a comunidade LGBT+ é menos suportada do que outras comunidades;
- 37% afirmam sentir falta de representação na mídia em casos de VPI na comunidade LGBTQIA +.
*Pesquisa global realizada em 5 países com 6 mil respondentes.
Com o objetivo de treinar e orientar o máximo de pessoas possível, Yves Saint-Laurent Beauty estará presente com um estande realizando treinamentos com especialistas para ajudar o público presente a identificar os 9 sinais de alerta de um relacionamento abusivo e como lidar em segurança em casos de situações de abuso, seja com você ou com um(a) amigo(a). Além disso, serão distribuídos materiais informativos e oferecidos recursos para acessar o site oficial do programa, www.abusonaoeamor.com.br, onde os participantes poderão continuar seu treinamento online e acessar mais recursos educacionais. A presença da marca na feira reforça seu compromisso com a causa e amplia seu alcance na conscientização e combate à violência por parceiro íntimo.
Mais informações estão disponíveis no site do programa www.abusonaoeamor.com.br
Power Talks, de Kérastase
Ao identificar que 74% das mulheres se sentem pouco confiantes em momentos decisivos de sua carreira, e que há grandes lacunas na forma como veem sua capacidade, suas relações de trabalho e seu potencial futuro em comparação aos homens, Kérastase uniu-se à ONG Alumna para trazer ao Brasil seu programa global Power Talks.
A iniciativa, lançada em 2023, visa conectar mulheres e promover uma rede de empoderamento por meio de mentorias com executivas da L’Oréal e organizações parceiras, para que elas possam adquirir mais confiança e se desenvolver pessoal e profissionalmente. Para a escolha das mentoradas, são priorizadas mulheres que compõem a primeira geração de suas famílias nas universidades ou que fazem parte de grupos historicamente minorizados.
Na conclusão da primeira turma, formada por 71% de mulheres que completaram o ensino médio em escolas públicas, 52% negras e 40% que ganham até dois salários mínimos, 93% das participantes indicaram estar razoavelmente ou muito confiantes em relação a um emprego ou promoção em sua área de interesse, e 84% estavam empregadas ou estagiando ao final do ciclo de mentorias.
Para dar continuidade a essa discussão, Kérastase promoverá uma edição especial do Power Talks na 23ª Feira da Diversidade, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com encontros no talk “Menta Com Chá – O Lugar de Fala das Mulheres (lésbicas, bissexuais e transexuais)”, que trará figuras como Hanna Korich, Luana Hansen e a convidada Kenya Saad para compartilharem suas trajetórias pessoais e debaterem sobre a importância do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ para a comunidade.
A entrada é gratuita, com pré-cadastro online via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/23-feira-cultural-da-diversidade-lgbt/2412027
***
Sobre o Grupo L’Oréal
A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 38.36 bilhões de euros em 2022 e conta com 87.400 colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.